O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, fevereiro 20, 2016

VIRADAS UMAS CONTRA AS OUTRAS


PORQUE SÃO AS MULHERES
CARRASCOS PARA AS OUTRAS MULHERES?

Regra geral as mulheres são os maiores carrascos das mulheres, sempre o foram, mas temos de ter em conta que elas são todas marcadas pelo mesmo Sistema de Hegemonia masculina que as formata assim, criando o antagonnismo nessa divisão da mulher em duas mulheres... fazendo com que esta seja uma forma de sobrevivência das mulheres no mundo dos homens, sempre foi: competir entre elas e contra elas pelo "seu homem" (o mercado) ...
Infelizmente é assim há séculos, hoje em dia disfarçado...ou escamoteada pelas pseudos liberdades da mulher moderna. O pior disto é que os/as intelectuais e os teóricos/as modernos e mesmo psicólogos partem desta visão generalizada como é o caso de análises "cientificas e psicológicas"...que se fazem como se essa fosse a verdadeira natureza da mulher e NÃO É! Este comportamento é apenas uma consequência da sua divisão interior e da sua subalternidade social e económica e dominio exclusivo dos homens.
A Mulher luta permanentemente dentro de si própria contra a "OUTRA" que é ela mesma...ou a sua Sombra. A Sombra da Mulher está projectada na outra mulher que ela se recusa a ver em si mesma - dentro deste ciclo vicioso que é a eterna rivalidade entre "a santa (boa esposa) e a puta (a má mulher)"...divisão que corresponde à mulher "virgem" e casta, pertença de um homem só ...e à mulher sensual que se vende ou dá a muitos homens e que estão em oposição na sociedade patriarcal. Isto nem as feministas mesmo na melhor das intenções não NUNCA viram NEM QUEREM VER AINDA.



rlp

Sem comentários: