"NÃO SOU FEMINISTA, SOU ANTROPOLOGICAMENTE LÚCIDA" Ana Hatherly

sábado, junho 18, 2016

WOMEN



A MÃE VISTA COMO "PERTENÇA" DO HOMEM...


"A negação de si mesma é posta em marcha a partir do nascimento, a partir da primeira relação com a mãe, onde esta já não se encontra presente como mulher com o seu corpo de mulher, estando ali como mulher do homem e para o homem.
(…)
O facto da menina viver a relação com a pessoa do seu sexo apenas através do homem, com essa espécie de filtro que existe entre ela e a mãe, é a razão mais profunda da divisão que encontramos entre uma mulher e o...utra mulher; nós as mulheres estamos divididas na nossa história desde sempre, não apenas porque cada uma de nós está unida socialmente ao marido, às e aos filh@s – este é apenas o aspecto visível da separação – a divisão dá-se a um nível mais profundo, ao não conseguirmos olhar-nos uma à outra, ao não sermos capazes de contemplar o nosso corpo sem termos sempre presente o olhar do homem.
(…)
Num artigo em “L’Erba Voglio”… insistia na relação interrompida com a mãe, ou no mínimo deformada desde o começo precisamente porque a mãe não é a mulher, apenas “a mãe”, ou seja, a mulher do homem. Do facto de que a mulher não encontra na relação com a mãe o reconhecimento da sua própria sexualidade, do seu próprio corpo, procede depois toda a história sucessiva da relação com o homem como relação onde a negação de tudo aquilo que tu és, da tua sexualidade, da tua forma de vida, já se produziu.”


Lea Melandri
La Infamia Originaria (excertos)

WOMEN...

A realidade porém é que é a mulher que contem - desde que nasce - o homem em si porque é a mulher que contem o filho...e nunca o contrário...
Em inglês   a palavra Mulher -  Wo+men  -  já contem dentro  (men) o homem. É a Mulher que é o contentor e o homem o contido, sempre, mesmo nas relações sexuais.
Como diz Elisabeth Schüssler Fiorenza para terminar com "a violência linguística do chamado masculino genérico centrado no idioma, eu uso a palavra " Mulher " em forma " Inclusiva ... E já agora, relembrá-las que só funciona em Inglês: " ...Mulher " inclui " homem ", " Ela " inclui " Ele ", " fêmea " inclui " macho "...



"O feminismo não está preocupado apenas com o sexo, mas também com a raça, classe e imperialismo, preocupado com kyriarky (Quiriarquia (?) sistema social ou conjunto de sistemas sociais de conexão construídos em torno de dominação, opressão e submissão) : Império, Senhor, mestre, pai, a elite masculina que determina o poder..."


Sem comentários: