segunda-feira, agosto 08, 2016

NO RASTO DA MENTIRA...



"Não há nada mais pecaminoso do que falsidade. Por a isso, Mãe Terra, disse uma vez: "Eu posso suportar qualquer coisa pesada, excepto uma pessoa que seja mentirosa."

Na superfície da Terra há montanhas muito altas e oceanos, que são muito pesados, e a Mãe Terra não tem dificuldade em carregá-los. Mas, sente-se muito sobrecarregada quando carrega uma pessoa que é mentirosa. Diz-se que em Kali-Yuga a mentira é um assunto comum: mAyaiva vyAvahArike. Mesmo nas relações mais triviais, as pessoas estão habituadas a dizer muitas mentiras. Ninguém está livre das reacções pecaminosas (vikarma) das mentiras que diz. Isto tem sobrecarregado a Terra, e até mesmo todo o Universo.


SBP (canto VIII,cap.20)
(via Ananda K. Lila)



REFLEXÕES...ou os reflexos da mentira...

A mentira e a traição é a maior dor que existe no campo dos afectos - é ela que mais nos fere e marca, tenhamos que idade tivermos, seja a que nível for que ela aconteça. E às vezes nós sentimo-la e nem sequer sabemos onde ela se deu...nem quem nos traiu...Outras vezes nem a pessoa que nos traiu sabe que nos traiu, mas é sempre uma punhalada. Valha-nos a certeza de que "quem com ferros mata com ferros morre"...a vida é implacável sempre, digo impecável. Podemos dormir descansad@s...além de que vamos morrer tod@s um dia. Nada é eterno senão a alma e esta é intocável pela miséria humana.


É A DOR MAIS REAL A QUE NÃO VEMOS?

Às vezes a gente sente a dor de uma traição e nem sabe ou sonha o que se está a passar. A verdade porém é que há em nós uma percepção profunda de algo que nos fere e dói e mesmo sem sabermos a razão a dor repercute-se ...por isso a omissão é tão grave como a mentira...
...
As pessoas traem-se e mentem e julgam que não dizendo nada ou mentindo não afectam a outra pessoa, mas a verdade é que nós sabemos sempre intuitivamente tudo o que se passa no plano das energias, principalmente as mulheres, que passam por essas dores, dores ainda mais dolorosas porque quase nunca sabem as causas...e às vezes até adoecem.
Seria mais fácil e menos doloroso quando estamos conscientes dos motivos da dor - mas só quando há honestidade e franqueza e enfrentamos as situações com clareza e transparência deixa de haver traição. E para isso tem de haver respeito pelo outro e por si mesmo - coisa rara neste mundo em que tudo é conspurcado pela mentira social e os conceitos de bem e mal, os interesses E O MEDO DE PERDER...
rlp

Sem comentários: