O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, março 20, 2017

A PRIMAVERA...


A ENERGIA DO MOMENTO



" ... existem vários tipos de Fogo, sendo o mais óbvio o Fogo da matéria, aquele que produz a luz e o calor de que necessitamos para a nossa sobrevivência, para... cozinhar os alimentos e para nos aquecermos e termos conforto. De outro tipo é o Fogo emocional que aquece os nossos corações, transbordando no caloroso abraço curador, o Fogo do entusiasmo que em Grego significa "en" + "theos", que possivelmente terá sido "en" + "thea", literalmente " na Deusa". Tal como o Fogo físico, o Fogo emocional, pode ser devastador nos seus excessos, quando se manifesta como impaciência, frustração, ódio, raiva ou fúria.
Sobre Agni, o Fogo do espírito, é referido nos antigos textos védicos que ele é o mensageiro entre a divindade e o ser humano. Igual ao Fogo do Sol, ele estabelece um vínculo entre a consciência humana e a consciência cósmica.
Essa energia espiritual existe em nós como o Fogo da Kundalini, que permanece adormecido na base da coluna vertebral, podendo despertar e passar através dos chacras, do da base até ao da coroa, permitindo experiências místicas que designamos por Iluminação."
(...)

" Ostara é o festival da Mãe do Fogo e da Luz, direcção Este, onde nasce o Sol. O nome Ostara tem origem em Eostre, Deusa da fertilidade da m...itologia nórdica e germânica. O culto desta Deusa, entretanto, foi tão importante que em inglês é do Seu nome que provém a palavra que designa Páscoa, " Easter". Também o estrogénio, conjunto das hormonas relacionadas com o controlo da ovulação e o desenvolvimento de características femininas, toma desta divindade a sua designação.
Este é o festival do Equinócio da Primavera, que no Hemisfério Norte ocorre por volta de 21 de Março, marcando o fim do inverno e o início da nova estação. Como nos diz a própria palavra Equinócio, o dia e a noite têm neste momento a mesma duração, mas os dias vão agora progressivamente tornar-se maiores e mais quentes e as noites mais curtas. Trata-se duma época do ano muito auspiciosa, porquanto todas as forças da Natureza se põem em acção para o renascimento da vida.
(...)
Se tivermos sorte, será possível regalar a vista com o vislumbre duma dessas maravilhas da arquitetura natural, abrindo ovinhos das mais deliciosas tonalidades e diferentes tamanhos, que enchem a terra de promessas de abundância e de renovação na forma de pequeninas criaturas cujo chilreio é o próprio som da Primavera.
De todos os momentos do ano, este é daqueles que mais nos arrebatam pelo novo alento que sentimos, porque a vida definitivamente retorna, e tal como acontece com a Natureza, também nós nos sentimos renascer, energizadas pela luz e pelo calor do sol, cada dia mais intenso.
(...)
Neste festival honramos Cale do Fogo, a Mãe do Fogo, Aurora, Trebaruna, Drusuna, Artemis, Sul, a Grande Mãe Ursa, Murça, e honramos ainda a Hespéride Marciana, a Senhora da Aveleira.

IN " A DEUSA DO JARDIM DAS HESPÉRIDES"
De Luiza Frazao


Sem comentários: