O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, outubro 17, 2017

as mulheres como bodes expiatórios...


A CAÇA AS BRUXAS...

Nos nossos dias, por a cabeça a premio das mulheres politicas...
Nas tragédias humanas tem de haver sempre um "bode expiatório" mas se houver uma mulher por perto ela é sempre a culpada desde Eva...
A incúria é de todos, mas é a mulher que paga...

“A hostilidade contra as mulheres fundava-se na posição dos patriarcas da Igreja, que se baseava, em parte, na história de Adão e Eva no Paraíso " (Génesis1,2).

A hostilidade contra as mulheres continua actual e não são só os patriarcas da Igreja que a fomentam, mas todos os patriarcas e todos os machistas e homens em geral...o medo da mulher e o ódio à mãe, leva-os ao menor sinal de "perigo", atacar as mulheres seja na politica seja na vida social, seja n...a rua...
Essa hostilidade continua bem viva nas mentalidades dos homens comuns e está bem activa no assédio à mulher e na sua desvalorização...
rlp

“A PASSAGEM DO CULTO DA TERRA AO CULTO CELESTE
DESLOCOU A MULHER PARA A ESFERA INFERIOR”...

“É correcta a identificação mitológica entre a mulher e a natureza. O contributo masculino para a procriação é fugaz e momentâneo. A concepção resume-se a um ponto diminuto no tempo, apenas mais um dos nossos fálicos pico de acção, após o qual o macho, tornado inútil, se afasta. A mulher grávida é demoniacamente (diamon), diabolicamente completa. Como entidade ontológica, ela não precis...a de nada nem de ninguém. Eu defendo que a mulher grávida, que vive durante nove meses absorta na sua própria criação, representa o modelo de todo o solipsismo, e que a atribuição do narcisismo às mulheres é outro mito verdadeiro. A aliança masculina e o patriarcado foram os recursos a que o homem teve de deitar a mão a fim de lidar com o que sentia ser o terrível poder da mulher. O corpo feminino é um labirinto no qual o homem se perde. É um jardim murado, o hortus conclusus do pensamento medieval, no qual a natureza exerce a demónica feitiçaria. A mulher é o construtor primordial, o verdadeiro Primeiro Motor. Converte um jacto de matéria expelida na teia expansível de um ser sensível, que flutua unido ao serpentino cordão umbilical, essa trela com que ela prende o homem.”*
(...)
*In Personas Sexuais de Camille Paglia

Sem comentários: