domingo, março 11, 2018

O UNICO PODER...



OS PODERES DO CORAÇÃO

"O conhecimento dos poderes do coração é indispensável à pratica da via do meio porque esta deve obter a preponderância da sua influência. Esta via é um jogo de balanço contínuo entre o egoísmo do eu e o altruismo do si. O Coração apenas pode realizar o prodígio de equilíbrio, pela sua posição de mediador, entre o temporal e o intemporal, entre o organismo mortal e o seu arquétipo imortal. A alternância do seu movimento (dilatação-contraçcão) é a imagem perfeita desse jogo da balança entre os dois poderes, de que o pessoal deve tornar-se consciente, para ser transcendido pelo impessoal".

"Porque o coração não combate; ele sugere, ele esforça-se para estabelecer a paz e a harmonia, enquanto que o fígado lhe opõe a sua vontade de domínio exclusivo" (...) O fígado estende assim o seu domínio aos dois polos do corpo humano: a actividade cerebral e a sexual"

"O coração nunca é o fomentador de desordem. Contrariamente ao egocentrismo do seu antagonista (o fígado), o coração age ao serviço do Coração espiritual, ele é em conjunto com ele, a Sede do Amor espiritual."

in L' ouverture du chemin de Isha S. de Lubcz




A ULTERIOR MEDITAÇÃO


"Mas o conhecimento que o êxtase nos concede, vem por duas formas: pela sua imediata experiência (e por vezes única), depois pela sua ulterior meditação, ou meditações; que são como tantas outras iluminações.
Pois que o êxtase é uma coisa viva. quando estamos em contacto com ele, é com a verdadeira vIda que estamos em contacto directo, é nela que entramos, como no centro ardente, seu coração secreto"


In A Força do Mundo - Dalila Pereira da Costa





Sem comentários: