quarta-feira, maio 02, 2018

Excertos...



BREVE HISTÓRIA DA HUMANIDADE HOMEM

Homem e Mulher - duas espécies bem distintas...em que uma se tornou escrava da outra...A mulher foi aglutinada ao Homem...depois, ou se anula como ente (mãe-mulher-filha-amante de) ou se converte na outra espécie (macho) para sobreviver...
rlp


..."Para o homem, o feminino será realizado, necessariamente, como evento psíquico e não físico. E ele também tem que se defrontar com um perigo intenso: a permanente desvalorização do feminino.
Como a consciência deve se desligar do inconsciente e seguir para a fase patriarcal, tudo o que estiver ligado à fase matriarcal deverá ser momentaneamente desvalorizado para permitir o desligamento e a passagem à fase seguinte. No entanto, muitos homens (e mulheres também) permanecem fixados na desvalorização do feminino, encarando suas qualidades como algo negativo, a ser superado em definitivo, e não conseguem recuperar, em si mesmos, a força simbólica desse potencial.
Na fase matriarcal, o feminino desabrocha em sua plenitude para homens e mulheres e permanece durante toda a vida como fonte revitalizante de imensas possibilidades criativas e sensíveis, onde podemos nos nutrir para ampliar e enriquecer nossa essência humana."
(...)

Vera Lúcia Paes de Almeida
Texto publicado na Revista THOT nº 58


A DUALIDADE HUMANA
E A DIVISÃO DOS DOIS PRINCÍPIOS

"Dessa dualidade - Deus pai ou Deusa mãe - vai nascer uma dupla visão da Deusa dos tempos primordiais: Virgem prudente ou Virgem louca? A questão parece banal, mas ela compromete todos os séculos que irão seguir-se, não apenas no plano puramente estético, mas naquele muito mais carregado de consequências, da especulação religiosa. (...)

Isto denota uma considerável evolução das mentalidades: tudo se passa como se tivesse querido, conscientemente ou não, eliminar a imagem de uma mulher divina forte em proveito de um homem divino todo poderoso, cuja relação com a mulher se limitaria a uma relação filho-mãe. "(...)

in A GRANDE DEUSA - Jean Markale

Sem comentários: