O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

domingo, setembro 02, 2018

O HOMEM INVEJA A MULHER


“A Mulher, a Mulher autêntica, reintegrada a sua plenitude e poder faz medo a esses sub-produtos que são os homens numa sociedade paternalista.” - *Jean Markale


O "medo dos homens das forças misteriosas que se escondem dentro do útero das mulheres e, daí, consequentemente, as suas tentativas obsessivo-compulsivo de valorizar seus pénis."
Assim como afirma outra grande verdade: "Ao controlar as "suas mulheres", os homens estão a tentar controlar a "natureza", a representação final do poder "
- Camille Paglia

"Os Mistérios da Deusa Mãe e da Terra, os Mistérios Eleusianos foram fonte de conhecimento e iniciação na Grécia durante mais de 3 mil anos e foi o cristianismo que apagou da face da Terra o culto da Deusa e da Natureza Mãe assim como varreu dos lugares sagrados as legítimas detentoras dos ofícios sagrados e imitou os seus ritos e as vestimentas das sacerdotisas…

E assim, depois de vários séculos, o usurpador da iniciação feminina e da Deusa é “o padre que oficia nos seus trajes de cerimónia, todos de origem feminina, e o travesti, castrado ou não, obedecem a um mesmo desejo. Destapar uma ponta do véu, descobrir o famoso véu de Ísis.” *Jean Markale (historiador francês)

"A visão de cientistas e outros pesquisadores que estudam a vida, tanto humana, quanto animal, tem sido feita sob a ótica patriarcal. Por exemplo, os biólogos falam de machos com um harém, machos dominantes, sem se dar conta de que são as fêmeas que fazem essa escolha, procurando o melhor reprodutor, aquele que tem mais probabilidades de ter uma descendência mais viável do ponto de vista da sobrevivência do grupo, ou da espécie. A ideia do macho dominante tem muito a ver com a ideia de uma figura de poder ligada à sociedade patriarcal.
Da mesma forma a valorização das atividades de caça e guerras na descrição e definição dos grupos são atividades ligadas aos homens, e por isso supervalorizadas. Só recentemente alguns autores começaram a aventurar a hipótese de terem sido as mulheres as inventoras da agricultura. Mas mesmo essa possibilidade surgiu como um fator desvalorizante da mulher, pois teria sido gerada pela suposta fraqueza e incapacidade da mulher." - Isabel Barreno –




Sem comentários: