O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, maio 24, 2019

AS MULHERES E A SUA SOMBRA...


E A MULHER COMO RIVAL DA MULHER… 

- "Sabe, a Rosa está sempre a sublinhar "as guerras" entre mulheres, para que lentamente cessem. Mas alguém que viva dessa desunião vai detestar isso! "

É verdade que eu escrevo muitas vezes, com diz o a minha amiga, a sublinhar as guerras entre mulheres e isto a propósito de uma certa inimizade e hipocrisia que existe no fundo de todas elas, e que eu denuncio amiúde, tal como fazerem-se de muito amigas ou colocarem-se ao lado de mulheres de poder ou de renome, ou adularem as mulheres importantes de um Grupo porque ocupam uma posição hierárquica superior, e isso nem sempre ser a verdade. E tal como ela diz, acho que é o que acontece sobre o que se passa em relação a toda esta questão de que eu falo sobre a rivalidade e antagonismos das mulheres. No fundo trata-se apenas de chamar a atenção para o inconsciente e mostrar o quanto ainda estamos longe de uma irmandade...

E ela tem razão, tanto mulheres como homens tem-se aproveitado desta minha exposição para me apontar o dedo ou criticar como se eu fosse "inimiga das mulheres" ou das feministas ou contrária à sua "evolução", como se eu me opusesse a sua dita liberdade ou emancipação, tão em causa dentro do Sistema Vigente, em nome do matriarcado e de uma feminilidade. Isto porque opto por apontar os dois lados de tudo sem medo porque Luz e Sombra são concomitantes e porque para mim as qualidades ou defeitos das mulheres são iguais" digamos, fazem parte de um processo de integração e consciencialização e porque eu NÃO AS JULGO. É ai que está o erro...a pessoa sentir-se julgada ou avaliada ...e isso reflecte sempre o medo e a falta de autoconfiança das mulheres. Eu apenas identifico o que me parece favorável ou desfavorável para a sua tomada de consciência a um nível psíquico e emocional. Mas essa reacção acontece sobretudo da parte das mulheres que simulam uma "realização" qualquer seja a nível espiritual ou de uma irmandade que não sentem ou não vivem na prática essa consciência de si como um todo.

É claro que eu poderia salientar apenas os lados favoráveis e dizer que há mulheres que são magicas, que são incríveis e fiáveis, mulheres que são verdadeiras  e capazes  de se darem desinteressadamente, capazes de serem amigas e que estão conscientes das suas contradições e que fazem a diferença porque se respeitam, e respeitam as outras mulheres e porque se amam, amam as outras mulheres, e eu sei porque vibram em ressonância com o que dizem.

Era mais simpático sem duvida, mais abrangente de acordo com o "politicamente correcto", menos controverso, mas isso é o fácil…e não ajuda ninguém a crescer. Dificil é atrever-me a dizer que as mulheres na sua grande maioria são pérfidas e traiçoeiras e más e muitas nem se apercebem disso, mas está lá o veneno a minar tudo...só que de forma sub-reptícia... - sendo essa uma forma mais antiga de defesa que as mulheres encontraram para sobreviver ao patriarcado - simplesmente mostrando uma realidade que elas se negam a ver a fim de sanar essa mesma rivalidade tem-me valido alguns dissabores e muitas inimizades da parte de algumas mulheres, sobretudo as mais imaturas que não conseguem esconder a sua raiva ou irritação.
Não, não é fácil dizer certas verdades quando vivemos num mundo de mentira em que tudo e todos se enganam e fazem questão de enganar os outr@s. Nesta sociedade poucas pessoas se atrevem a ser sinceras ou a dizer o lado "negativo" das coisas. Impera o idealismo e o positivismo. Nega-se a Sombra e toda a gente cai no engodo do belo e bonito… como se a máscara um dia não caísse…


rosa leonor pedro

Sem comentários: