sexta-feira, fevereiro 10, 2017

LIGAR O CÉU E A TERRA



SER OU NÃO SER

"A nossa civilização, baseada nos falsos valores do patriarcado, está em plena ruína, até no plano material. Para evitar a autodestruição, é preciso despertar o culto da feminilidade, que é o único a permitir o pleno desenvolvimento tanto do homem como da mulher." *

" As mulheres são efectivamente sábias por natureza, mas para os homens a sabedoria tem de ser ensinada pelos manuais.''
Do drama indiano "O pequeno cesto de barro" escrito pela mão do rei Śūdraka, sec II A.C.
 


A experiência do ser (ou não ser) EM SI ou da sua essência que não é uma mera crença nem uma ciência ou filosofia, mas uma Consciência interior do nosso Ser - corpo-alma e espírito - e das suas partes constituintes, inalienáveis (e eu não estou a falar de órgãos, como é evidente), começa numa tomada de consciência do Si mesmo como diria Jung e também conforme é abordado por A. Damásio na sua  versão científica no livro O Erro de Descarte. Em primeira instância há uma consciência emocional e psicológica, a despertar, a que se refere aos nossos complexos e traumas, recalcamentos e cristalizações, assim como às  suas representações nos mitos e símbolos, referência aos arquétipos. Sem essa consciencialização de si e  da sua Psique dificilmente o ser avança ou chega a um plano de conhecimento de si a nível individual. Mas para isso é necessário o livre arbítrio ou a vontade do indivíduo que é determinante na procura dessa consciência que é inata e inerente a cada ser humano, especialmente na mulher, que tem uma sabedoria inata.
Nessa busca dá-se  uma iniciação-abertura  que corresponde à vontade sincera do ser humano em se encontrar consigo mesmo e quando este olha para dentro para os seus sentidos interiores e vive a dinâmica dos opostos complementares, e une o feminino e masculino, anima e animus ele encontra-se dianta da Obra que é ele próprio. Eis o caminho da iluminação segundo os alquimistas...

É dentro de nós que está o reino dos céus dizem todos os livros sagrados. Portanto tal como Cristo disse, “ procura e encontrarás, pede e ser-te-á dado “. Assim, vistas as coisas no plano meramente mental racional e intelectual apenas, tendo de um lado os crentes e do outro os ateus e agnósticos, nunca chegaremos a nenhuma compreensão síntese. A Visão é interior e dá-se na integração dos polos opostos complementares sendo essa a grande Lei Alquímica da vida, a Pedra Filosofal dos alquimistas. A Busca do Graal é  a Busca da Mulher essência...que une as energias cósmicas e telúricas que por sua vez são activadas na dinâmicas entre o interior e exterior, e que actuam através da Mulher Realizada, que é iniciada por natureza.  

"A mulher potencialmente está ligada ao conhecimento e à sabedoria que são duas forças complementares na grelha de base. A mulher realizada domina a dualidade e ajuda o homem a transcendê-la. Enquanto o homem tem acesso ao conhecimento que está no início de tudo e além disso tem a vontade."*
rlp

* Étienne guillé

Escrito por um homem...


"Iluminações de uma Mulher Livre"


"A tirania mais bem-sucedida será aquela que impedir a edificação da liberdade interior, a que conseguir gerar, somente, seres programados para obedecer sem questionar."

Samuel F. Pimenta

"A tirania mais bem-sucedida" foi sem duvida e é ainda a tirania sobre a mulher...e o facto de ser um homem e não uma mulher a escrever este livro - que ainda não li, mas cujo autor me parece ser um jovem inteligente e sensível -, choca-me profundamente.
Sim, sinto uma espécie de choque que não tenha sido uma mulher a escrevê-lo...e não há duvida que as mulheres o vão ler e o acolherão com satisfação - porque é um homem a falar delas, a dar-lhes importância. E é ai que fico chocada porque se fosse uma mulher a escrever sobre elas, elas não leriam não seguiriam e poriam em dúvida o valor de uma outra mulher, porque elas não confiam umas nas outras, nem acreditam no seu potencial sem a proteção e apoio do macho provedor, seja ele o amante o marido o médico ou o escritor... Esta é ainda a mentalidade e ela reflecte-se nas mais pequenas coisas. Elas precisam ainda que seja o olhar do  homem a validá-las...

Choca-me que não hajam mulheres com consciência para perceber e escreverem sobre uma realidade que as oprimiu e oprime  cada dia mais e que não parece estar no fim, bem pelo contrário,  deu um volte face enorme em todo o mundo...Estamos perante um retrocesso cultural e histórico em que a mulher está ameaçada de morte e extermínio...e se pensam que exagero leiam com atenção as noticias dos jornais e dos noticiários...As conquistas e liberdades das mulheres no mundo inteiro estão em queda...elas estão ameaçadas na sua integridade física e de ser violadas pelos (milhares) migrantes que invadem a Europa e atacadas por lideres (Trump e Putin) assim como por movimentos misóginos e falocráticos.
Contudo as mulheres continuam distraídas e vejo com choque e com estupor mesmo a forma como as mulheres continuam alienadas das causas dessa opressão e perseguição, alienadas das causas que as desvalorizaram e as tornaram vazias de identidade e predispostas a sofrer todo o tipo de abuso e a servirem o Sistema de uma maneira ou de outra. Mesmo as politicas, deputadas e ministras...elas servem a ordem patriarcal falocrática.
Eu sei que vão ficar surpreendidas com a minha abordagem ao livro que ainda não li - mas na linha que defendo e apesar de considerar o autor um homem inteligente e sensível, pergunto até que ponto um homem se pode colocar na pele da mulher e dizê-la com propriedade...ou se mais uma vez as mulheres vão ser aquilo que os homens sempre escreveram sobre elas...e não elas próprias.
Eu não quero ser injusta com o autor munido de tão boa vontade e sentido de justiça e até amor à mulher, mas era  tempo de serem as mulheres a dizerem sobre si a sério e  não a lerem o que os homens escrevem sobre elas...
Que o autor me perdoe...porque até simpatizo com ele, mas porque teimam os homens em querer escrever sobre a Mulher? O que pode um homem dizer sobre a iluminação de uma mulher???
rlp

Ananda Krishna Lila : A história repete-se em círculos quando deveria avançar em espiral. Já lemos considerações sobre a mulher cativa desde cinco milénios mas hoje, depois de tantas conquistas, os homens teimam em ter voz para configurar a mulher até na sua liberdade. O sistema que era androcêntrico passou a falocêntrico, o homem perde terreno físico sem perder terreno intelectual e a mulher livre não é o arquétipo da mulher selvagem mas a mulher livre idealizada pelo homem.

quinta-feira, fevereiro 09, 2017

OS HOMENS TÊM MEDO DAS MULHERES


OS HOMENS TÊM MEDO DAS MULHERES
POR ISSO PRECISAM DE AS CONTROLAR...


“A atitude depreciativa que muitos homens têm em relação às mulheres é uma tentativa inconsciente de controlar uma situação em que ele se sente em desvantagem; muitas vezes ele procura eliminar o poder da mulher, induzindo-a a agir como mãe. Dessa maneira ele é liberto em grande escala do seu medo, pois na relação com a sua mãe quase todo o homem experimentou o aspecto positivo do amor da mulher. Mesmo assi...m não está totalmente livre de apreensão, porque ao fazer com a que a mulher seja mãe dele, ao mesmo tempo torna-se criança e está portanto, em perigo de cair na sua própria infantilidade. Se isso acontece ele pode ser dominado por sua própria fraqueza, e uma vez mais deixa a mulher o poder da situação. Consequentemente, a maioria dos homens aproxima-se de uma mulher com medo, não obstante seja um medo inconsciente, ou com a hostilidade nascida do medo ou, talvez, com uma atitude dominadora, para arrebata-la de um golpe. "

in OS MISTÉRIOS DA MULHER M. Esther Harding

AS MULHERES PERSEGUIDAS PELA LEI


AS MULHERES DEPUTADAS E AS JUIZAS ao serviço do Sistema são quase sempre piores do que os homens, a mando destes claro, para provar que são firmes. Na Rússia uma deputada despenalizou a violência doméstica.

Em Portugal 3 mulheres Juízas condenaram uma pobre mulher, desgraçada, que se quis suicidar arrastando as 2 filhas a 25 anos de prisão...e as assistentes "suciais" tiram os bebés as mães pobres e desequilibradas??? para os entregar a instituições onde são maltratadas a curto prazo...etc etc. 
RLP


O ESTADO MALTRATA AS MULHERES E AS MÃES...

"MÃE QUE MATOU DUAS FILHAS foi condenada a pena máxima" é o titulo do jornal, hoje...

Mas NÃO. Não foi uma mãe que matou as duas filhas. Foi uma mãe desesperada ou desequilibrada, maltratada pelo marido que se quis SUICIDAR E LEVAR CONSIGO AS DUAS FILHAS provavelmente abusadas pelo pai. Mas as crianças afogaram-se e a ela salvaram-na e sobreviveu e agora vai para o inferno o resto da vida......
O castigo às mães é implacável. O Pai vai ser indemnizado pelo Estado...dado como inocente...
E quantas mães desesperadas e sós com as filhas, vitimas de violência doméstica, sem qualquer apoio do estado que não seja as JUIZES - TRÊS MULHERES - como carrascos para as condenar quando sós e abandonadas e sozinhas nada podem fazer pela sua vida e pelas crianças...
rlp

A MÃE RUSSIA



Por Ananda Krishna Lila


"A uma curta distância de um eclipse há uma luz que se extingue nos direitos da mulher. Ali ao lado, no que se esperava ser o último bastião da identidade europeia, a Mãe Rússia despenaliza a violência doméstica pela mão de uma mulher deputada. Já por casa, no extremo ocidental da Europa, uma mãe que se quis suicidar e arrastou com ela as duas filhas, foi condenada por três mulheres juízes a vinte cinco anos de prisão efectiva. Depois de duas ou três notícias em qualquer jornal, perde-se o apetite.

Enquanto isso, emerge em Portugal e no Mundo uma nova classe de espiritualidade inútil que surgiu da cópula entre as religiões matriarcais e a orientalidade teosófica, bem assente na arte do discurso de púlpito em forma circular pirocêntrica e na paralisia da cristianização do yoga. O new-age propõe que a mudança do mundo está ao alcance do pensamento positivo-compulsivo e do esforço pessoal egocentrado e alienado da realidade, para se projectar numa dimensão governada por amor, luz e paz. O sucesso deste movimento reside no facto de ter à cabeça o narcisismo que vive de ego e de palco* ao invocar o "like" alheio pela frase fácil ou lenitiva e que diz com precisão o que se espera ouvir mas nunca a realidade dos factos- que este mundo é na maioria das vezes um lugar hostil à grandeza da alma! Mas o mundo nunca mudou pela evasão visual e prostração meditativa kundalinica de uma linha de chakras devidamente alinhados, o mundo em permanente mudança fica um lugar melhor de cada vez que alguém tem a capacidade de apontar o erro e agir com força de guerra...mantendo na mesma os chakras alinhados.


*expressão "vive de ego e de palco", cortesia de Rosa Leonor Pedro

as mulheres que escrevem...



"Como ousar encarar as mulheres que escrevem, subversivas? Mulheres de intensidade e inteligência? Profundas, abissais. ...Mulheres que escrevem com o ventre nas estrelas, severas ou sorridentes, travessas, sensuais. ...Mulheres que escrevem são um perigo! ...Mulheres que escrevem fazem seu tempo, marcam a história, revelam horizontes, abrem caminhos, revelam-se o caminho. Mulheres que escrevem são senhoras de muitos mistérios! Conhecedoras de noites e bichos recônditos!"


Marcelino Rodriguez

segunda-feira, fevereiro 06, 2017

QUEM TEM PODER DE COMPRA?



"NÃO SOU FEMINISTA, SOU ANTROPOLOGICAMENTE LÚCIDA" Ana Hatherly


Não duvido de um movimento global de exploração de todos os seres humanos, chame-se-lhe: Banca, ...Economia, Finanças, Capitalismo ou Democracia, tendo ou não uma teoria da conspiração em conta; mas o que eu sei é que são sempre uns mais do que os outros, os explorados, e neste caso são as mulheres as vítimas preferenciais há séculos e nada mudou. Por isso não posso comparar em termos de estatísticas e de História, ser igual para o caso ser-se homem ou mulher, e não é por capricho meu ou "tendência feminista". É só porque é uma realidade de princípio que afecta toda a humanidade do berço...e começa na MÃE. Dizerem-me que os homens também são usados como objectos sexuais na publicidade (quase todos os publicitários são homossexuais) não é para o prazer das mulheres, mas negócio do lobby gay, e porque os homens é que compram o produto. As mulheres compram sonhos e fantasias perfumes e plásticas, seios de silicone, no sonho do homem rico ou do cavaleiro encantado.
Para mim é muito grave querer branquear a história e a cultura ao querer equiparar a exploração do corpo da mulher ao do homem. TODOS SABEMOS COMO A IMAGEM DA MULHER serve de objecto sexual em todo o mundo e onde quer que seja ela sofre horrores, é violada espancada e morta, só por ser mulher, não porque vai a guerra...então não entendo os homens ecológicos nem os homens justos que ignoram a história e os factos...

rlp

sexta-feira, fevereiro 03, 2017

SÓ A MULHER É MÃE...e é sempre Mulher.



"Em seu mais novo guia de comunicação, a Associação Médica Britânica recomenda que seja utilizada “linguagem inclusiva” no local de trabalho, evitando utilizar o termo “mãe expectante” para se referir a uma grávida e substituindo-o por “pessoa grávida” para respeitar transsexuais."

A MORTE DA MÃE EM MARCHA:


"Associação médica recomenda evitar chamar grávidas de “mães” para respeitar transsexuais"

ASSISTIMOS A MAIS ESTE HORROR QUE COMEÇA NAS NOMENCLATURAS  E QUE NO FUNDO NÕA É MAIS DO QUE  QUERER  ADULTERAR A NATUREZA  DAS COISAS...MUDAR A DESIGNAÇÃO DE" MULHER GRÁVIDA" PARA "PESSOA GRAVIDA".

De algum modo isto significa o querer destituir a mulher mãe da sua função mais sagrada. Esta é só mais uma tentativa de confundir as identidades Homem e Mulher proveniente da confusão mental das massas manipuladas por pretensos defensores dos "DIREITOS HUMANOS". Isto em nome da diversidade? Qual diversidade? Das cavalos, porcos, cães e gatos?
Esta é na verdade e por de trás desta fachada do "politicamente correcto" - a dita linguagem inclusiva, que continua a ser a do Homem -  mais uma fachada que pretender tirar à mulher o valor da maternidade, depois de quererem implementar as mulheres como "barrigas de aluguer" agora em vez de dizermos  a Mulher-Mãe passamos a chamar à Mulher grávida de "pessoa grávida" (neutralizando assim a função de ser mãe dada a mulher,  por respeito às transsexauis?...Como se essa caricatura humana e psicológica que é o/a dito/a "transsexual"  de um ser que "muda de sexo" porque não gosta do seu sexo, quer depois ser mãe?  Obviamente neste caso "ele" a querer ficar grávido só pode ser porque nasceu mulher: "S
ó a mulher fica grávida, uma transsexual grávida é uma mulher, o seus cromossomas são XX e não XY. Estranho mundo este onde para se respeitar um transsexual deve desrespeitar o que há de mais feminino na mulher- a sua natureza materna. Mas nós sabemos que é apenas um pretexto para destruir a mulher de vez ao retirar-lhe o único direito que teve durante os períodos mais negros das sociedades patriarcais." (A.K.L.)
Isto quer dizer que a Associação Médica britânica  está a trabalhar também para a destruição da imagem da mulher-mãe, para "respeitar os transsexuais"  o que  na verdade e neste caso desrespeitar é apenas desrespeitar a MULHER!
O caos e a loucura do mundo mental de hoje o que faz, e em defesa dos supostos "direitos humanos", é pervertem tudo o que é de direito natural e até à Mulher querem tirar o estatuto de Mãe...

O TEXTO em questão:

"Em seu mais novo guia de comunicação, a Associação Médica Britânica recomenda que seja utilizada “linguagem inclusiva” no local de trabalho, evitando utilizar o termo “mãe expectante” para se referir a uma grávida e substituindo-o por “pessoa grávida” para respeitar transsexuais.
O manual acrescenta: “A ampla maioria das pessoas que ficam grávidas ou deram à luz se identificam como mulheres. Mas devemos incluir transsexuais que podem ter uma gravidez usando o termo ‘pessoas grávidas’ ao invés de ‘mãe expectante'”.
O guia também recomenda evitar o uso dos termos “nascido homem” e “nascido mulher” na medida em que esses termos “são redutivos e simplificam algo complexo”. De acordo com o documento, “a escolha dos termos apropriados é uma importante contribuição para celebrar a diversidade”.

quarta-feira, fevereiro 01, 2017

CONFIAR NA NOSSA INTUIÇÃO


A NATUREZA MÃE E A VIDA 
NOVO CICLO

"1/2 de Fevereiro é oficialmente Imbolc, comemorando os primeiros sinais da primavera, e o despertar da terra. Estamos ainda em hibernação e agora estamos a terminar os preparativos para o nascimento dos nossos sonhos e visões.
Este tempo lembra-nos para definir metas claras e reconhecer as inúmeras possibilidades que se estão a abrir, começando a construir o impulso que nos levará ao longo do ano.
Sai para a natureza e toma consciência das mudanças que estão a acontecer ao teu redor, os primeiros botões nas árvores, e outras flores da primavera começam a crescer.
Encontra uma árvore e senta-te sob os seus ramos. Conecta-te à árvore, ao chão, ao vento, aos pássaros e ao sol ou à chuva. O que quer que esteja a acontecer ao teu redor, permite que se infiltre no teu ser e torna-te um com ele. Permite-te começar a fundir com a Mãe Terra, pedindo orientação. Fica muito quieta/o e atenta/o, permitindo-te ouvir o suave sussurro da tua voz interior guiando-te nos teus próximos passos. Fica aberta/o ao que tu ouves sem julgar ou ignorar - tu és mais poderosa/o do que tu podes imaginar e agora é o momento de brilhar.
A energia potente de Imbolc ajuda-nos a curar os nossos medos de avançar e a confiar na nossa intuição. Torna-a uma prioridade para remover os bloqueios emocionais e mentais que te impedem de avançar e usa este tempo para recuperar o teu poder interior. Durante as próximas semanas, começa a agir a partir do teu conhecimento e sabedoria interior que foi moldada durante o longo Inverno meses de hibernação, reflexão interior e contemplação. É a hora de nos prepararmos para o próximo crescimento, fertilidade e expansão, à medida que os dias se tornam mais leves e mais longos. Assim como os rebentos se estão a preparar para romper o solo, também nós estamos a germinar os nossos sonhos e visões.
Planta sementes que representem as tuas ideias, visões e sonhos, e vê-as crescer nos próximos meses para manter a nova abordagem na tua consciência. Isso é muito poderoso - somos uma parte da natureza, e as sementes simbolizam o nosso compromisso profundo e focado no nosso caminho."


Rebekah Shaman


a morte da mãe...




ASSIM COMO NA RUSSIA, NO IRÃO OU NA FRANÇA, BRASIL EM ESPANHA E EM PORTUGAL etc.- as mulheres são para usar, casar e ter filhos,  para bater ou abater - assim como em todo o mundo as prostitutas há séculos servem para aplacar o ódio e a frustração dos homens e suportar a sua violência, tal como as mulheres em geral são violadas em todas as guerras...
Esta é a mentalidade patriarcal em vigor há séculos e nada mudou ao nivel do inconsciente colectivo nem das massas...Está tudo a vir ao de cima; o verniz das leis e ideologias está a reverter-se e o que era  para a montra da democracia fingir que há igualdade...deixou de haver na Rússia...na América etc. A Europa tem como representante de um Pais "mais" civilizado da Europa tem a rua Vermelha de Amesterdão que é a marca da Besta...nos outros países está disfarçada e entregue a Mafias que vem de Leste...


"Sabíamos todas: porque éramos mulheres 'cultivadas', com nossas leituras aplicadamente em dia; ou apenas pela história de nossos medos - a face da Mãe fora desfigurada pelo Pai, numa trágica noite, dita de casamento. Ainda que várias invocassem ternuras de seus pais, homens afirmados e consequentes, contra a acidez de suas mães, mais ou menos histéricas; sabíamos todas, e as que se recusavam a piedade a suas mães eram as que mais temiam parecer-se com elas"*

* in A Morte da Mãe de Isabel Barreno

O CASAMENTO (do grego)

Património = patri - dativo, singular de pai, ou 'ao pai'. monos - somente. Assim, "somente para o pai". Matrimónio matri - dativo, singular de mãe, ou à mãe, o que gera "somente para a mãe". Do que se conclui que o homem possui as coisas e que a mulher o lar. Em outras palavras, o gineceu, o que é apenas mais um património. É a história. O matrimónio é o que oficializa a função social da mulher de pertencer à casa e, por extensão, ao homem