segunda-feira, setembro 27, 2004

PORQUE TEM MEDO A IGREJA CATÓLICA
DO CÓDIGO DA VINCI?


PORQUE “O Gral - simboliza a Deusa perdida.
Quando apareceu o cristianismo, as antigas religiões pagãs não desapareceram da manhã para o dia. As lendas da busca dos Cavaleiros do Graal perdido eram histórias que explicavam as andanças para recuperar a divindade feminina. Os cavaleiros que diziam partir em busca do “Cálice”, falavam em “chave” para proteger-se de uma Igreja que tinha subjugado as mulheres, proibido a Deusa, queimando os crentes nas fogueiras e censurado o culto pagão da divindade feminina. “


O CÓDIGO DA VINCI - DAN BROWN


Pela emergência do Princípio Feminino?
(...)
"Nós estamos actualmente no ponto crítico entre duas tendências, entre dois sistemas de valores. Estes dois sistemas correspondem aos dois princípios:

Numa etapa da evolução , a espécie favorisa o Princípio Masculino e os valores a ele associado, de opressão, competição, de poder;

Numa outra etapa, a espécie favorisa o Princípio Feminino e os valores que lhes estão associados, o império sobre si, de cooperação, e de vantagens mútuas.

Com o princípio masculino, é a sobrevivência do mais forte; com o princípio feminino, a sobrevivência do mais sábio. É preciso perguntar-se a que levaria essa mudança de atitude ao colocar-se a ênfase sobre os termos do feminino. Que valores adviriam dessa nova atitude, tanto no plano colectivo como individual?"


In "O Cálice e a Espada" de Riane Eisler
(ED. vIA óPTIMA)

NOTA À MARGEM:

O CÁLICE E A ESPADA é um livro sério e bem estrurado de maior importância como fonte de conhecimento histórico e antropológico, mas tendo sido escrito por uma Mulher e não sendo de ficção nem policial nem tão pouco mediatizado, poucos o lêem OU LHE DÃO A IMPORTÂNCIA QUE MERECE. No entanto, aí se encontram as respostas mais plausíveis para os dramas da nossa época!

Sem comentários:

Enviar um comentário

quem vier por bem seja bem vindo...