quarta-feira, janeiro 19, 2005



ELA É O CENTRO DA MAGIA...

"Ela é o centro da magia, do cântico mágico
e enfim da poesia, pois a situação extática da vidente
resulta de ela ser dominada por um espírito que irrompe dentro dela,
o qual se pronuncia a partir dela , ou melhor, que nela se denuncia e
se manifesta, em forma de invocação rítmica e intensa.
Ela é a fonte de onde Odin obteve as runas da sabedoria, bem como a Musa,
a origem das palavras que fluem do âmago do poeta e sua anima inspiradora."


in "A GRANDE MÃE"

“O Cálice parece-se com uma taça ou um recipiente e, o que é mais importante, a forma do ventre feminino. Este símbolo expressa feminilidade e fertilidade.


O Graal é, literariamente, o símbolo antigo do feminino, e o Santo Graal representa a divindade feminina e a Deusa, que por suposto se tinha perdido, suprimida de raíz pela Igreja. O poder da mulher e a sua capacidade para engendrar vida foram noutro tempo algo de muito sagrado, mas representava uma ameaça para a ascenção da Igreja predominantemente masculina e por essa razão a divindade feminina começou a ser diabolizada pela Igreja que considerava a mulher impura. Foi o homem, e não Deus, quem criou o conceito de pecado original, pelo qual dizia a Eva comeu a maçã e provocara a queda da humanidade. A mulher antes sagrada e a que engendrava a vida converteu-se na inimiga. (...)”
*

* in O CÓDIGO DE DA VINCI

NOTA À MARGEM:
porque reagem os patriarcas ao "Código de da Vinci"?


Pervertendo a Génese, para derrotar o culta da Grnde Mãe, os patriarcas da Igreja inicial, inverteram os sentidos da criação, traindo a harmonia dos princípios, dizendo que “Eva foi criada a partir de uma costela de Adão. A mulher converteu-se assim num apêndice do homem. A Génese é o princípio e o fim da Deusa.”

Dando deste modo força a um só princípio e suportando a história de uma metade da humanidade-homem(princípio masculino) em detrimento do princípio feminino, condenando o mundo a um permanente desequilíbrio, pela dominação do princípio masculino que subjugou a outra metade mulher pela força do falo-espada e da guerra com a repressão de todos os valores do feminino nomeadamente a própria Mulher e a sua liberdade.

R.L.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário

quem vier por bem seja bem vindo...