quarta-feira, junho 01, 2005

(...)
"Mas daquela vez em que uma malícia da oportunidade me fez julgar que amava, e verificar deveras que era amado, fiquei, primeiro, estonteado e confuso, como se me saíra uma sorte grande em moeda inconvertível. Fiquei, depois, porque ninguém é humano sem o ser, levemente envaidecido; esta emoção, porém, que pareceria a mais natural, passou rapidamente. Sucedeu-se um sentimento difícil de definir, mas em que se salientavam incomodamente as sensações de tédio, de humilhação e de fadiga."(...)

(livro do desassosssego - fernando pessoa)


O AMOR E O ÓDIO: DUAS FACES DE UMA MESMA MOEDA...

"Para onde vão o amor e o ódio? Onde se somem as sombras das nuvens tropicais e as chuvas violentas que caiem como pedras?

Ser levado a perceber a futilidade do seu sofrimento era mais forte do que ser levado a perceber a futilidade da sua felicidade ocasional"


Marguerit Yourcenar


RESTA-NOS A SABEDORIA...

"SE queres colher a suave paz e descanço, discípulo, semeia as sementes do mérito nos campos das colheitas futuras. Aceita as dores de nascença.

Afasta-te da luz do sol para a sombra, para dares mais espaço aos outros. As lágrimas que regam o solo árido da dor e da tristeza fazem nascer as flores e os frutos da retribuição cármica. Da fornalha da vida humana e do seu fumo denso, saltam chamas aladas, chamas purificadas, que, erguendo-se alto, sob o olhar cármico, tecem por fim o tecido glorioso das vestes do Caminho." (...)


in A VOZ DO SILÊNCIO

HELENA BLAVATSKY - TRADUÇÃO E NOTAS DE fERNANDO pESSOA

Sem comentários:

Enviar um comentário

quem vier por bem seja bem vindo...