O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, dezembro 06, 2010

A MULHER QUE CAMINHA PARA SI




- Obrigado por esse blog tão lindo, ainda sou nova, e estou começando a entender toda essa coisa de ser mulher, mas tu me ajudas mto, obrigado = D

*****
Nada mais gratificante para mim do que o reconhecimento e a ajuda que este blog pode constituir na vida de uma mulher seja ela já adulta seja ela uma jovem como você.

O que escrevo não é para ensinar ninguém nem eu pretendo ser uma sumidade e menos ainda "iluminada"...nos assuntos que trato, mas apenas partilhar o que sinto e penso ser a emergência de uma nova consciência do SER MULHER.

O meu anseio é que toda a mulher se aperceba de como ela é rica e sábia e que toda a força e conhecimento necessários para ela ser íntegra e inteira estão dentro dela se ela se disposer a ouvir o seu coração...e se se disposer a passar pelos caminhos que devem ser trilhados sem medo nem vaidades...

Com a sinceridade e a abertura, a coragem de ser quem Ela já é...e de se afirmar na sua natureza profunda pondo de lado todos os esteriótipos, todas as divisões, todas as calúnias...todo o peso da mentira que pesa sobre a mulher selvagem e livre que ousa ser fiel a si mesma e à Deusa.

Porque a Deusa não é senão ela mesma, esse seu outro lado recalcado, esquecido, esse seu lado que lhe sussurra coisas que ela não quer ouvir porque tem medo de olhar para dentro de si e ver esse poder que a habita e que ela precisa para expressar todos os dons que a Grande Mãe da Vida lhe deu. Os dons que o patriarcado lhe roubou. A força que os donos do mundo, reis, padres e os pais lhe retiraram, deixando-a a mercê dos mercenários e dos soldados... (Parece radical demais...mas aconteceu assim há séculos e desde aí...continua a acontecer embora de formas aparentemnte diferentes, mais atenuado no ocidente, mas pior noutras partes do mundo.)

A Mulher que caminha para ela mesma sem precisar de se afirmar perante os outros, torna-se segura à medida que percorre a senda das suas antepassadas, aquelas de quem ainda ressoa a Voz através dos tempos, no vento seu aliado, as que não silenciaram, as que mantiveram o voto sagrado à Terra, as que nunca calaram o seu coração, as mulheres que contam histórias, as avós, as velhas dos tribos longíquos, as bruxas que foram queimadas nas fogueiras por fazer partos às suas irmãs, E AS AJUDARAM A PARIR SEM DOR...As feiticeiras que dançavam na noite sem medo dos padres, as que ousaram cantar e dizer que elas eram a força da natureza, a da seu sangue, do seu útero e dos seus ovários, todas as Mães da terra que amamentaram deixando um rasto de amor invisível que une todas as suas filhas/os; as xamãs que surgem cada dia mais e vêm ao nosso encontro, todas as que escutam a suas raizes, nas árvores, nas plantas, nos animais e fazem ECO com a VOZ DOLORIDA DO PLANETA e dos animais massacrados pelos homens e pela guerra...


Por isso ao voltar-se para si mesma a MULHER volta à sua verdadeira Natureza, volta à Grande Mãe, volta ao seu Útero e ao Útero da Terra e aí vai plantar as sementes de um Novo Mundo que está a chegar...

- A. Passe sempre e espero que desfrute de tudo o que aqui está e foi escrito...
Procure e encontrará as respostas que precisa...
Com carinho
rlp

1 comentário:

Anna Geralda Vervloet Paim disse...

Lindo Rosa!!!Tomei a liberdade de colocar uma parte do texto em meu blog.
abraços