O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, janeiro 19, 2024

ASSIM É A VIDA




VIDA SINERGIA versus PENSAMENTO LINEAR

“Assim é a vida. Um monte de sistemas hípercomplexos, que funcionam de maneira sinérgica. Cada molécula, cada célula, cada órgão, cada sistema que forma o nosso corpo, funcionam com a finalidade de que o corpo que entre todos formam se mantenha vivo; e o conjunto do nosso corpo opera fazendo funcionar internamente cada molécula, cada sistema metabólico, cada sistema de tecidos, etc. Esta sincronização funcional ou sinergia de todos os sistemas é, repito, o resultado de quatro mil milhões de anos de evolução, ao longo dos quais cada um dos sistemas e a sua relação informacional, caótica, assimétrica, a-nárquica, cíclica, múltipla, diversa, etc, se vão fixando uns com os outros.

A vida é sinergia; o seu fluir constante harmónico, a-nárquico e imprescindível, não pode ser objecto de domínio, apenas de respeito.
Compreendemos então porquê um pensamento linear, mecânico ou determinista, como o do nosso racionalismo clássico é falacioso; só existe na nossa imaginação, no mundo das ideias, mas não nos processos materiais da vida.”



CASILDA RODRIGAÑEZ BUSTOS
Arte:Misha Fryč, "Sinergia"

Sem comentários: