O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

domingo, junho 08, 2008

O REAL VALOR DE UMA MULHER


MULHERES DE MEIA IDADE...E DE MAIS IDADE...


A Beleza aliada ao mito da juventude eterna é um conceito deveras empobrecedor do real valor de uma mulher...porque se com a idade perdemos a beleza da juventude ou a frescura dos verdes anos, com a idade ganhamos a sabedoria e a experiência e podemos ter realmente consciência de que o nosso valor não se mede por uma aparência jovem e bela, mantida à força de cosméticos ou de estéticas. É pela força e dignidade de um carácter que se reforça na plenitude do nosso ser, pela firmeza de sermos o que somos de acordo com a evolução da natureza e não nos deixando moldar pelos esteriótipos da sociedade que nos quer operar para que as marcas do tempo e da experiência se apaguem do nosso rosto e nos torne vazias de sentido, que nos mantemos fieis a nós mesmas.


Enfrentar e assumir a nossa idade, o nosso corpo pode ser a coisa mais difícil nesta sociedade que menospreza as mulheres a partir dos cinquenta...Eu sei por mim...sei que não é fácil aceitar a mudança do corpo, a flacidez dos músculos ou a celulite, a barriga que não conseguimos esconder, ou as rugas do rosto, sei sim por mim mesma sim, o quão é difícil perder a cintura...ou outros "atributos" que nos prendem a uma imagem a que estamos habituadas...mas não creio que a solução alguma vez seja fazer implantes ou cirurgias...para além de pintar os cabelos...

Não fiz nem nunca farei nada disso. Sofrerei como todas as mulheres, não a decadência, mas a transformação do corpo sabendo que se vive para lá do tempo de reprodução e da fertilidade ou mesmo do desejo sexual e que existe no coração humano capacidade e potencial infinito de prazer e amor pelo simples facto de se viver...e essa é a nossa grandeza! O prazer não está só no sexo, nem o amor no parceiro/a. A grande revelação da vida está na alma e na sua dimensão intemporal...multidimensional...


Existe a grande Verdade e a Sabedoria inerentes ao nosso ser e a nossa experiência e a beleza da vida consiste em estar consciente do nosso valor intrínseco e não podemos deixar que a nossa visão deformada pelos conceitos sociais e superficiais de beleza turvem os nossos próprios olhos para a verdadeira beleza do nosso ser interior.

Aceitar a nossa idade, o nosso corpo, as nossas rugas, os cabelos brancos como expressão de amor e nobreza é o colmatar de uma vida que continua a ter sentido por si mesma e não por se ser ou não ser...jovem e bela...

rlp

 
 

16 comentários:

Luíza Frazão disse...

Querida Rosa Lenor,

Que bonita que é e que está aqui na foto!

Um abraço para si

Luíza

Anónimo disse...

Infelizmente é assim!! Os anos não perdoam à carne. No fundo há uma incoerência em tudo, algo inexplicável nesta condição da vida, que além de curta é fatalmente cobradora. Aqui ouvindo, “Ave Maria” cantada na voz Barbara Bonney - http://www.youtube.com/watch?v=aQVz6vuNq7s -, me pergunto porque terá a Nossa Senhora de ter a face nova, sem ruga? Todas as deusas praticamente expostas nos altares são belezas imaculadas, onde a ruga nunca conheceu a morada!! Porque ao contrário, já se viu estátuas de santos com rugas, figuras que é passível de diagnosticar a olho claro o semblante velho! Mas uma santa, nunca vi!! Nossa Senhora é a eterna figura de rosto franzino e ausente de rugosas peles e pregas!! Nem o queixo caído tem!! Pergunto-me, desde há alguns tempos, porque tem o rosto assim tão novo?? De alguma forma considero isto perigoso, porque, como sabe, as projecções são fatais. Afinal a eterna juventude não existe, e se a pedra filosofal, segundo alguns dizem contem o exilir da juventude, considero isto, um equívoco tremendo. A Pedra Filosofal, só pode ser adquirida após “vida-morte-vida”, e em vida só alguns, raríssimos e raríssimos podem beber dessa panaceia e supostamente não podem falar dela. Concerteza que no além, as coisas são de uma natureza completamente oposta a esta dimensão sensorial carnal. Afinal a dimensão da eterna juventude está dentro, dentro nas profundezas do nosso cosmo espiritual e onde devemos lembrar que a inocência para a razão da vida é o ponto crucial que vence a suposta velhice física!! Sei que é uma tarefa difícil de assimilar isto, porque os espelhos existem para lembrar que somos passageiros fisicamente e que a corrente do tempo, de Cronos com sua foice jamais deixa que percamos a noção que somos perenes em corpo mas eternos nessa coisa que pensa e sente dentro de nós!! Os cabelos brancos que vão inundando a cabeça vão lembrando cada vez mais a realidade do corpo que vai adormecendo dia após dia, amadurecer para morrer… Cada dia vamos despindo as peles, e como serpentes que somos, também mudamos, neste caso para o despir do corpo. O próprio corpo nunca lamenta a sua velhice, é a nossa “cuca” que faz o papão! O corpo segue a ordem natural instituída pelo Universo, mas se quisermos manter a juventude, temos de alimentar o espírito, não perdendo a inocência e infantilidade interna, porque é essa que nos ajuda o espelho do corpo. Envelhecer com dignidade e se a força da inocência habita o interior, esta quebrará o próprio feitiço do corpo!!!

L de M&D

Unknown disse...

Excelente post.

Sirius disse...

Eu nunca escondi minha idade e as pessas sempre se espantavam ,pois diziam que eu aparentava 10 anos a menos....agradecia à natureza e seguia em frente...Não me dava conta que o estimulante viver me acrescentava juventude e brilho pelos corpos todos.
Um dia, a reflexão mais profunda do existir para que, para quem epor que tomou conta de todos estes corpos e eu envelheci, pois perdi o brilho do olhar...e eisto me deixou triste, muito triste o viço do corpo físico continuava...a alma pacientemente aguardava o ego se acalmar e eu portadora de todos estes fiquei atônita....
Dores, temores, risos e descobertas, limpeza profunda de entulhos me devolveram não só o brilho do olhar, mas o viço no viver!!!!

Lealdade Feminina disse...

Me fez lembrar o retrato de Dorian Gray...

Quem é bonito por dentro, é bonito por fora tbm, independente da idade... ou da aparente normalidade...

Anónimo disse...

Eu vou responder a todas...depois.

adoro comentários mas tenho imensa preguiça em responder, em geral publico-os de tal maneira me são gratos, mas queria responder a cada uma das minhas amigas aqui e tomara que um dia nos pudessemos juntar todas num círculo sentadas no chão...

abraço
rosa leonor

Anónimo disse...

Lamento informar mas a Cassia Kiss não tem o cabelo assim tão branquinho... é fake... é uma peruca... ossos do ofício, mas mesmo assim ficou bem...

http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL328148-9798,00-CASSIA+KISS+GANHA+PERUCA+PARA+ETERNA+MAGIA.html

Anónimo disse...

oBRIGADA PELA INFORMAÇÃO...até foi divertido. Eu bem que estranhava...mas realemnte não parecia...
rosa leonor

Lealdade Feminina disse...

Outro dia me ligou um amigo justamente pra comemorar os cabelos brancos dele... feliz da vida por asceder à condição de grisalho...
Embora muito homens tenham medo de ficar grisalhos, a maioria acha é bom, pq as mulheres gostam de homens grisalhos...

Acho que se mais mulheres tivessem coragem de se assumir, com os seus cabelos, até os próprios homens poderiam admirá-las muito mais... Mas se elas realmente se admirassem mais, a opinião masculina deixaria de ser tão importante né...

E qto à falência da indústria cosmética... o meio-ambiente agradece...rs...

Sirius disse...

E por que não projetarmos um encontro entre todas nós?
Não acho impossível!!!! Ao contrário....
Vamos planejar?
Eu sou de João Pessoa, Parahíba, Brasil.
Vc deve saber de onde escrevem seus/suas leitres/as?
pense...o Univeso aprova, releia o que vc postou acima...as energias estão favoráveis...

podemos tb tentar uma prévia do tipo vídeo conferência ou similar....Vamos, vamos....vamos pensar e concretizar!!!!

Beijos

Não precisa responder todos só os que suscitarem resposta de sua parte e algum caso urgente....
terapeuta das mulheres


vamos retomar o círculo!!!!

Zazyel disse...

Reitero as palavras da Luíza!

Falando em Diabo veste Prada, eu adorei o filme, cheguei à comprá-lo, porque debaixo do "diabo" montado pela estória do livro, pode-se perceber uma "mulher terrível" em todos os sentidos que a expressão faz arrepiar àqueles que temem uma mulher que conhece seu poder!

Beijos & rosas

Anónimo disse...

Sobre velhice; cabelos brancos e rugas, veja o caso da minha família: tenho 29 anos e mais pareço ter 18; a minha mãe 53 e parece ter 20 e poucos; a minha meia-irmã vai fazer 40 para o ano e mais parece ter 20, mesmo tendo tido duas filhas! E eu pergunto: o que faz com que as pessoas neste mundo à nossa volta sigam o ciclo natural e nós não?? Nós não fazemos exercício físico, não fazemos operações plásticas; a minha mãe nem se preocupa com a saúde; por acaso a minha meia-irmã fez ballet durante muitos anos. Será por sermos optimistas? Será que é por as coisas más, como perda de pessoas, não nos afectarem assim tanto? A minha mãe está separada do meu pai. Eu nunca namorei na minha vida. Sempre tive dificuldade em encontrar alguém, como se fosse uma longa história de várias vidas...Somos uma família moderna: a minha mãe não crê em nada; crê na profissão dela e no racionalismo. Eu já sou diferente. Creio que há mais coisas para além disto que vemos à nossa frente e sobretudo acredito na imortalidade!! Acredito que a imortalidade não é algo além-túmulo como muitos católicos acreditam, mas sim algo que deve ser concretizado cá na Terra, com o amanhecer de uma nova era mais mística que aí vem, em que coisas fundamentais como a eterna juventude; a beleza; o mistério; o romantismo; a adoração da Lua; a recordação do nosso passado pessoal e a revelação de tudo o que está oculto vai ter lugar cá na Terra e sobretudo nesta região enorme que é a Ibéria! Sou optimista nesse sentido, apesar de ser pessimista a curto prazo!...Acredito que as pessoas que envelhecem e não se revoltam são o oposto da Diana guerreira e donzela muito querida nos círculos Wicca. A Diana que influenciou as feministas que não aceitam a submissão ao patriarcado e que é sempre bela e rebelde! O envelhecimento é já de si uma prova do contacto da Mulher com o Homem que a faz diminuir e entrar na tal decadencia. Deixem a mulher ser sempre criança! Deixem-na saltar; rir e correr pelos campos! Porque não? Quem mais contribui para que a mulher envelheça é esta sociedade injusta, com os seus dogmas; estereotipos; regras que a limitam! Lembram-se dos tempos de Lilith em que a mulher vivia milhares de anos, sem se submeter a um Deus todo Poderoso e a um Homem que encarnava esse Deus autoritário. foi a partir do encontro dos dois, que tudo se começou a degenerar...
Um abraço

André Louro

Anónimo disse...

Querida Célia eu não sei se você percebeu que vivo em Portugal...e não é fácil reunirmos....quem sabe um dia. A Juliana é brasileira mas vive em Portugal, mas há muitas mulheres no Brasil que já estão fazendo os círculos, ao contrário de cá em que as mulheres são mais complicadas e menos dedicadas à deusa...por enquanto. Sonho que um dia também aqui possamos reunir e fazer coisas muito importantes.

Não deixe de comentar e escrever mesmo que eu não responda logo... estou atenta.

Grande abraço
rosa leonor

Anónimo disse...

Luiza eu não lhe agradeci o elogio...Na verdade o maior elogio que uma mulher pode receber é de outra mulher porque o mais verdadeiro. Normalmente as mulheres têm inveja umas das outras...e nunca se elogiam... por isso digo que o elogio de uma mulher é especial. E vindo de si ainda mais, porque a sei sincera e que luta pelo mesmo ideal.

um abraço enorme

rosa leonor

Anónimo disse...

Zaziel, juliana e Marian, algures, obrigada pelo elogio da minha beleza...interior!!!
Eu sei, eu sei que também tenho um não sei quê...eh eh eh de bruxa...

rosaleonor

Ná M. disse...

Todas as idades tem sua beleza e sua característica!!!!!!!!!!!! O bebezinho chorão , a criança sapeca, o adulto que deveria cuidar bem de todos as outras gerações, e os anciãos tranquilos!! O importante é vivermos pra nós e não pra o que os outros pensam..