O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, junho 11, 2008

ESSAS MULHERES NÃO EXISTEM...

Continuo achando que o ataque ao filme tem raízes ginefóbicas...
(...)
Hollywood não inventou essas mulheres, elas existem, e não só em NY... existem aqui, existem no Brasil, existem em todo lado...
(...)
Mas de maneira nenhuma devemos jogar pedras em mulheres, nem no trabalho delas, se não fazemos a mesma coisa com os homens e com o trabalho deles...

- Primeiro que tudo o filme tem raízes patriarcais unicamente e é inventado por homens e não faz parte da criatividade das mulheres. Portanto não se trata de atirar pedras no trabalho das mulheres mas no trabalho que os homens fazem representar como mulheres. E aqui não há mulheres diferentes, mas mulheres que nada têm a ver com a realidade que vivemos e as que existem como você diz, onde quer que seja, representam bem o padrão em menor ou maior grau da alienação da mulher que expressa exclusivamente o modelo masculino para a mulher. A mulher vai ter de reformular o seu próprio modelo e ser ela a dar as cartas...não os gays nem os estilistas nem os realizadores de cinema, nem as indústrias doq ue quer que seja!

Elas não têm nada a ver com a MULHER REAL!!!

São muitas as suas contradições e você ou é muito jovem ou não quer ver, mas não pode falar em liberdade e respeito por aquilo que é falso e virtual. O que acontece na verdade é que no mundo inteiro as mulheres mais do que os homens confundem a vida virtual, a ficção do cinema, a proganda comercial e as telenovelas, com a vida real e muito longe da vida essencial ou natural do ser humano. Isso nem sequer é cultura...é só ficção...ficção que destruiu e vai continuar a destruir paulatinamente a vida Natural e a Biosfera...Há coisas que não se podem conciliar...e esta é uma delas, vida natural com vida virtual...

E como e quando cada uma delas vai "acordar" e sair da Patrix, isso é com cada uma delas...

Não, não é...porque está em causa a natureza profunda das coisas e o equilíbrio do Planeta e enquanto nós mulheres, todas nós, cada uma de nós, não destrinçarmos bem esses modelos e continuarmos a pensar que eles são legitímos e a liberdade consiste em fazer o que se quer com o corpo e ter sexo livre na cidade ou nas doce cabanas, nas ilhas românticas que coexistem com o tráfico sexual e exploração do ser humano, estamos a contribuir para a alienação da vida na Terra.

E olhe eu não estou a discordar da sua criatividade...nem a por em questão nada do que você diz...mas tenho o direito de me distanciar da fantasia e da confusão que alimenta estereótipos muito prejudiciais às mulheres em geral...rlp

3 comentários:

Sirius disse...

Denso. intenso, verdadeiro, para mim, nas questões que aborda e estimulante para que pensemos e repensemos diuturnamente em cada passo...Céus!E mesmo qdo achamos que estamos acertando o passo, por vezes vem uma pedra, um pequeno ou grande obstáculo que nos machuca, que nos fere , porém que nos faz refletir novamente mesmo amargurada, mesmo entristecida, mas com convicção de ser a mulher solar! Que aquece a todos, homens e mulheres.

Lealdade Feminina disse...

Olá Rosa...
Que bom a nossa convivência pacífica(apesar das pedradas...rs...).

O importante é o respeito e a liberdade de sermos nós mesmas e não simplesmente maria-vai-com-as-outras...

"A Lealdade Feminina é transversal.

Não podemos esperar que todas as mulheres pensem como nós.

Mas a essência feminina que nos une já existe e é preciso religar essa energia para que ela flua de forma permanente, formando uma rede de Luz..."


Adoro ter amigas inteligentes...

Beijinhos de Baunilha

Anónimo disse...

cpca continue shares universities atag bookmarks touch frequent divoire jayaramhead vederpacha
semelokertes marchimundui