O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, junho 24, 2008

TODOS OS DIAS BEBO ÁGUA RELIGIOSAMENTE...


CADA DIA QUE PASSA MAIS dou valor à agua que bebo e não consigo deixar de pensar na loucura dos homens a nível mundial e como nos afastamos da Fonte Primordial...da Natureza.

Quando penso no valor atribuido à gasolina e ao petrólio fico estarrecida porque a humanidade está a esquecer aquilo que é vital e essencial, como o ar que respiram e a água que nos mantém vivos, para continuar apenas focada nas Economias de mercado, condenada ao produzir, consumir e morrer à conta da loucura e alienação dos políticos e sistemas de exploração do homem pelo homem e da mulher e da Terra Mãe .
Os ignóbeis governantes com as suas horrendas máscaras e sorrisos...não vêm nada disso! Pensam nas suas carreiras políticas, constróem novas pontes e aeroportos para turistas enquanto o mundo está a ser devastado pela sua insanidade...
Aos fins de semana vejo as centenas de carros, para dizer o que vejo da minha janela, das pessoas que vão para a praia, noutros lugares e nas auto-estradas, em filas intermináveis, com horas de espera, às dezenas e em grupo, como zombies, para ocupar um metro quadrado de areia sem se aperceberem do mal que fazem ao ambiente e ao mar...e é visível quando partem, no lixo que deixam, as garrafas de vidro e as garrafas de plástico, os papéis, publicidade e jornais, tudo no chão como detritos e dejectos da grande monstruosidade que os homens estão a criar para si mesmos...
O Petrólio não vai baixar...e oxalá aumente ao ponto de reduzir para um terço os carros e ficarem apenas os transportes públicos necessários e os trabalhadores que vão de comboio para os empregos... Sei que pareço reacionária...mas é que ninguém quer ver ao longe...
Os carros que os enche de orgulho ou vaidade, os carrros que aceleram, os carros que compram a custo de trabalho diário, às vezes de uma vida, para manter a ilusão de liberdade e de condição social, tornam-se razão de viver, quando são apenas seus escravos, escravos acorrentados aos bancos, a guiar automóveis que nos destróem pela poluição diária e que nos matam como assassinos à solta. Milhares de seres humanos alcoolizados, drogados, doentes, milhões de doentes, deprimidos e embrutecidos pela fúria do dinheiro, cegos pela "carestia da vida", pobres ou desempregados, os homens na sua cegueira não vêm que destroem o seu próprio habitat ...

Não vêm que a Natureza é destruidas nos seus actos suicidas de alienados do que é essencial à vida. Obsecados pela mais valia, fazem greves, lutam pelos preços dos combustíveis...ver os camionistas em greve, a destruir tudo o que lhes resistia, mesmo colegas, ver os pescadores a destruir o peixe e o mundo a ruir a nossa volta...enquanto os paises europeus gritam pelo futebol quando as suas equipas metem golo...Lisboa, Madrid ou na Turquia...e matam por isso!

A curto prazo e disso tivemos um exemplo vago, podemos ficar sem os bens essenciais...sem água, sem pão, sem arroz e sem cereiais... sem ar...Mas ninguém se move por causa disso...

Mas as causas não são só politicas e económicas, não! São consequências delas, mas já nos ultrapassam de longe. O aquecimento global, os fogos na Califórnia, os 40 graus na Itália...e o lixo e os mafiosos em Nápolis... são os políticos nas suas intrigas e vaidades de luta pelo poder...
No mundo inteiro, tremores de terra, tufões, cheias e fogos ateados por raios, são os "terroristas" que não se previam...e para aos quais não há prisão! Mas os homens continuam cegos pelo poder pelo rancor e pelo ódio...e mandam os seus exércitos fazer exercícios e disparar para o ar...juntamente com o fogo de artifício das noites de São João...
Tudo isto parece realmente um filme de terror que e os homens estão a realizar à custa da vida de milhões de seres humanos e da vida no Planeta.
rlp

2 comentários:

Marian - Lisboa - Portugal disse...

Absolutamente de acordo, Rosa Leonor... O mais possível.
Muitas das pessoas agem como um bando de pequenos terroristas à sua escala... e mata mais do que dá ou defende a vida enquanto põe os olhos na satisfação imediata de prazeres quantas vezes mais que insanos...
Abraço
Marian

Xaxeila disse...

Rosa, concordo, as pessoas precisam parar de agir e esperar tudo do governo. A sociedade também pode fazer algo: consumir menos produtos tóxicos, produzir menos lixo possível, deixar o carro em casa e andar de bicicleta ou a pé, beber água todos os dias lembrando-se do valor inigualável da natureza!