O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

domingo, junho 08, 2008

A FORÇA DA SOLIDÃO


"Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite… "*
*
"É curioso como não sei dizer quem sou.

Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer.

Sobretudo tenho medo de dizer

porque no momento em que tento falar

não só não exprimo o que sinto

como o que sinto se transforma

lentamente no que eu digo." *

*Clarice Lispector

Às vezes é mesmo assim. Outras somos tomadas pelas nossas convicções...outras pela nossa vontade e outras ainda pelo medo de não ser como a gente crê...
Há sempre esta divisão entre a mente, as ideias e o coração...e só se este for a bússula encontramos a saída, seguindo os seus batimentos e a nossa intuição...por isso somos mulheres!

rlp

4 comentários:

Anónimo disse...

voce e muito bonita no seu estilo, Rosa
E saiba que tenho a maior dificuldade em catalogar as pessoas/animais/coisas em feias/bonitas... como socialmente sao sempre catalogadas! acho isso redutor, espiritualmente miserável, e indicativo de uma miopia de alma que para mim é um sinal de grande alarme...
E sabem, nao ha pessoas feias... há sim, pessoas infelizes e essa desarmionia interior frequencializa o corpo no mesmo diapasao. Mas como explicaremos isto numa sociedade onde as pessoas se mutilam para mudar os centimetros do corpo e agradar ao padroes temporais e aos "outros"?!
marian

Lealdade Feminina disse...

Olá Rosa...
Sim, o coração é a bússola... até o poema ficou em forma de coração... mas às vezes ouvimos outros ruídos e nos confundimos... pq somos mulheres...

Em cada fase da mulher, ela está sempre se descobrindo, e descobrindo novas formas de se amar...

Anónimo disse...

Obrigada Marian...pelo elogio que já expressei noutro comentário...mas sobretudo quero salientar que estou inteiramente de acordo com a sua visão da beleza. É exactamente assim que eu penso..."E sabem, nao ha pessoas feias... há sim, pessoas infelizes e essa desarmionia interior frequencializa o corpo no mesmo diapasao. Mas como explicaremos isto numa sociedade onde as pessoas se mutilam para mudar os centimetros do corpo e agradar ao padroes temporais e aos "outros"?!
marian
Abraço
rosa leonor

Anónimo disse...

Juliana:
- a beleza reside essencialemnte no coração e por isso ele é a nossa bússula mas também o centro de maior prazer, mais sofisticado e belo do que o sexo que tanto enfatizamos...e para dizer ainda que sem coração não há sexo porque não há beleza nem amor no mero instinto que domina a cidade e o vício do falso edo supérfluo...eh eh eh bruxa mesmo...eu!
vamos continuando a nossa luta mesmo em divergência porque eu sei que a lealdade feminina não está nas palavras mas nos gestos...do coração...
abraço do coração

rosa leonor