O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, outubro 06, 2007

O ENCONTRO COM A DEUSA - PINTURA LENA GAL

Lilit Bastit é uma princezinha de um reino longínquo...
e que está à minha guarda.


Como já vos tinha referido andava bastante apreensiva com o facto de não saber onde nem como deixar a minha gatinha durante a minha Viagem ao Egipto...mas aconteceu que inesperadamente uma amiga que se encontrava fora, quando chegou, leu o que eu aqui tinha escrito e telefonou-me de imediato para me dizer que viria todos os dias a minha casa tratar e estar com a Lilit...
Assim a Lilit Bastit já tem uma dama de companhia muito especial...

Eu tenho várias amigas que por mim fariam esse esforço e teriam o cuidado de vir e deixar comida, mas eu queria mesmo era uma pessoa que amasse os gatos e que viesse mais por atenção ao animal do que apenas por mim... Foi o caso da Lena e ainda por cima sendo a pessoa que mais longe e mais dificuldade tem para se deslocar uma vez que, tal como eu, não tem carro e vive em Sintra e eu em Carcavelos...São linhas de combóio diferentes mas nada que a minha amiga Lena visse como obstáculo...Eu sei que por amor a gente move-se até ao fim do mundo mas eu não sei se seria capaz de o fazer por ela...e isso abalou-me bastante. No entanto isso não tira em nada a minha gratidão nem o reconhecimento do seu gesto tão abnegado e sobretudo pelo alívio de sentir o seu amor pelo animal como um ser e de o tratar com o maior carinho...
ESTA É A LILIT, no meu colo...
Eu queria mesmo alguém que amasse o animal na sua condição e não em função da minha estima e por ser só minha amiga!
Sei que a Lena vai ter não só a minha gratidão mas a protecção da Deusa Bastet...Ela já pertence a este Círculo de Mulheres & Deusas leais e fiéis à sua essência que começam a aparecer e a deixar traço. Ela mais do que ninguém deixa esses traços em evidência na sua pintura dedicada à Deusa Mãe e às mulheres porque pinta com o coração nas mãos tal como se ofereceu para vir a minha casa tratar da Lilit na minha ausência.
Os gatos, minhas amigas, são seres divinos, merecem este reconhecimento, pois são seres de alta estirpe e quem os ama e reconhece como tal tem forçosamente a mesma linhagem...
Para além de uma grande pintora a Lena Gal tem um grande coração e por isso, só para a conhecerem e à sua obra, convido-as a virem todas dar-lhe um abraço e a mim também na sua próxima exposição Sábado dia 13 na Galeria Art For all. Fica aqui o convite.

Convido todas as amigas que estejam em Portugal e que se possam deslocar a Cascais pois seria também uma oportunidade especial para nos encontrarmos todas e brindarmos às grandes mulheres que todas somos até à minha vinda em que voltaremos a fazer um Encontro de Mulheres & Deusas......
Aqui fica pois este desafio directo à:
Cristina, Juliana, Luisa Frazão, Vicky, Marian, e todas as outras amigas que por aqui passam e vivem por perto.
As amigas brasileiras Yriana, Igaci, Paula e tantos nomes que não retenho agora, fica a saudade e quem sabe um dia convidem a Lena Gal para uma exposição no Brasil e ela me convide a mim a ir com ela...???

10 comentários:

Paula Marinho disse...

Seria um imenso prazer querida Rosa tê-las as duas cá no Brasil. Ficaria mais q lisogeada com a presença das duas. Grande beijo e muita Paz!

Marian - Lisboa - Portugal disse...

Rosa, obrigada pelo convite, não deixarei de aparecer se tal for viável o que ainda não sei, mas seria de certeza muito agradável. De qualquer maneira temos um encontro já longamente em suspenso por acontecer... lembra?! Eu não esqueci.
Quando recebi o 'premio blog solidário' recentemente, pensei de imediato em si, junto com mais alguns blogs óbvios para mim para essa categoria... depois achei pouco, acho que o 'mulheres e deusas' é muito mais que solidario, é leal ao género até aos limites do percebível para quem esteja fora do assunto!
Por isso fica o meu desafio: porque não criar a Rosa um prémio Blog Lealdade Femenina?!
Acho que era a pessoa indicada e acho que tambem faz falta um premio desse género
Fica o desafio...
Abraço

Anónimo disse...

Iéééééé!!!!!!
Ai que bom, viva Lilit Bastit, viva a Lena e viva (o saber d)a Rosa!
(Sou assim mesmo,não há nada a fazer, demasiado efusiva ou como diz o Povo: faço a festa e deito os foguetes:)

Não estive durante o fim de semana, só hoje li, e se nada de imprevisivel acontecer irei no sábado dia 13 Outubro, à Art For All.

Até porque dizem que tudo o que vai, volta 3 vezes mais.

:)Bom dia.

Lealdade Feminina disse...

Desafio aceite!!! claro que eu vou... Acho até que vai ser tanta energia que vamos abrir um portal tridimensional qualquer em Cascais... vai abalar as estruturas do patriarcado, essas mulheres maravilhosas todas juntas... Vai ser um verdadeiro sabat...e venham todas as musas e bacantes dançar ao luar ao redor da fogueira virtual... já tou lá...rs...

Paula Marinho disse...

Nossa, como desejaria tb estar lá nesse dia...
só de ler o comentário da Cristina já senti toda sua vibração positiva; imagina isso junto a todas essas mulheres-deusas ou deusas-mulheres fantásticas que conhecem o que são?!...
FASCINANTE!
Não estarei em corpo, mas em espírito n faltarei.
Muita PAZ a todas.

rosaleonor disse...

Marian: espero que finalmente possa aparecer pois é uma bela oportunidade de conhecer mais mulheres fantásticas...e obras de arte assim como um Projecto que também vale a pena ter em conta!

um abraço
rl

rosaleonor disse...

Marian: espero que finalmente possa aparecer pois é uma bela oportunidade de conhecer mais mulheres fantásticas...e obras de arte assim como um Projecto que também vale a pena ter em conta!

um abraço
rl

rosaleonor disse...

Paula:
Tenho pena que cá não esteja pois faria falta uma mulher como você. Mas considere-se presente no nosso coração.

Um abraço forte

rosa leonor

rosaleonor disse...

Cristina e Juliana sei que vão aparecer!!!

Abraço
Rosa Loenor

rosaleonor disse...

Marian:

Quanto ao Blog Premio "lealdade feminina" é um óptimo desafio a pensar nele quando voltar se a Juliana não se adiantar, porque não???
Para já não sei como é que se faz se basta lançar mas falta criar um selo???
Enfim, solidária e solitária diria, à partida, mas as mulehres estão a responder do coração e é isso que conta. Mulheres & Deusas está a dar frutos...arranjem-me uma árvore para eu por como um selo e lançar o repto...
Abraço
rosa leonro