O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, janeiro 09, 2014

MULHER REPRESENTA A TOTALIDADE

 
A mulher atrai e guia o herói ...
 
"Pode se dizer que a figura da mulher na linguagem pictórica da mitologia representa a totalidade do que pode ser conhecido. O aprendizado do herói se dá decorrente e à medida que ele progride, na lenta iniciação que é a vida. É neste sentido ...que a mulher atrai e guia o herói para que este rompa com as amarras e os grilhões que o prendem.
 
De acordo com Joseph Campbell:
 
“A mulher é o guia para o sublime auge da aventura sensual. Vista por olhos inferiores, é reduzida a condições inferiores; pelo olho mau da ignorância, é condenada à banalidade e à feiura. Mas é redimida pelos olhos da compreensão. O herói que puder considerá-la tal como ela é, sem comoção indevida, mas com a gentileza e a segurança que ela requer, traz em si o potencial do rei, do deus encarnado, do seu mundo criado.” 

via K. C.

3 comentários:

Anónimo disse...

Concordo ! É tambem a plenitude e a razão. Agenor.

Anónimo disse...

Concordo ! É tambem a plenitude e a razão. Agenor.

rosaleonor disse...

Um abraço rl