O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, abril 16, 2022

QUE CONSCIÊNCIA TEMOS


 


EXISTÊNCIA E ESSÊNCIA

Uma coisa que me parece evidente e da qual não me resta já qualquer dúvida: é de que há vários níveis de consciência, dentro de uma escala de evolução, e que nem todos os humanos - falando só de humanos - estão no mesmo nível de entendimento e realização interior. E digo interior para não confundirmos o "conhecimento" mental-intelectual, o saber de cor, (que nada tem a ver com o saber do coração - ou coração inteligente), a informação ou as crenças em deus ou em outras dimensões e vidas paralelas, com um real estado de consciência, que só é alcançado após o trabalho interior alquímico profundo e a transformação do ser por etapas e  que passa do nível da mera existência "vegetativa" para o nível da essência, quando em contacto com a alma e com o espirito. 
Falo de uma CONSCIÊNCIA para lá dos estados de consciência psicologica  (psique) e até mesmo da metafísica; isto é muito simples e nada tem a ver com o nível de saber escolar ou universitário ou de educação, nem com o analfabetismo...eruditos, doutores e professores e analfabetos e ignorantes estão no mesmo patamar de ignorância quanto à consciência verdadeira do Ser, a consciência da Consciência, a que se tem acesso "magicamente" para lá da mente-intelecto-conceito. Essa é a experiência essencial do Ser como um todo e que se manifesta de forma substancial...

rleonorpedro

TAL É A LEI...

"Não se pode porém ser um iniciado nas formas e maneiras deste mundo sem ser um grande artista, nem ter o comando da inspiração (ou intuição), sem que primeiro se o obtenha da palavra e do raciocínio.
Tal é a lei, tal é a escala, tal é a regra (ou via).
Mais pesa na balança da Alma (ou da Gnose) o verdadeiro poeta que pensa o que não sabe, que aquele falso iniciado que sabe o que não pensou."


FERNANDO PESSOA, in Yvette Centeno,  E A FILOSOFIA HERMÉTICA

6 comentários:

Eugenia Maru http://lulurulitos.blogspot.com disse...

Interesante y nada fácil de comprender.
Saludos

Anónimo disse...

Queria comentar alguns textos recentes mas não consigo, não tenho permissão.

rosaleonor disse...

Mas se consegue deixar este comentário, porque não os outros? Não sei a razão de haver qualquer impedimento, mas como isto está sempre a censurar tudo...

Anónimo disse...

Não sei Rosa, fui tentando um a um e cheguei aqui

rosaleonor disse...

Deve ser um novo vontrolo do blogger que eu desconheço e lamento... vou ver se consigo descobrir.
Obrigada

Jones disse...

Deve ser e é provável não ser a única.