O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, fevereiro 05, 2024

RESPOSTA A UM "AMIGO" TEIMOSO...





SEMPRE QUE TENTO DIALOGAR COM UM HOMEM É IMPOSSIVEL...neste caso e nem com toda a boa vontade do mundo se consegue uma compreensão quando se trata da mulher que eles sentem ser pertença sua - ora é o seu feminino dentro, ora é a mulher masculina e agressiva que não lhes cede toda a atenção e não encontro excepções...
Não, os homens não são amigos das mulheres...

...meu caro, nem sempre lhe respondo com a atenção que me merece porque nem sempre estou nessa disposição...mas a questão é que cada um de nós experimenta nesta vida uma dimensão diferente de ser enquanto humano e enquanto ser homem e mulher. A dimensão da mulher é uma e a do homem é outra ainda que a alma seja neutra e o espirito uno, MAS HÁ AQUI UM GRANDE MAS, se quisermos compreender o que vivemos enquanto corpos e funções e mais do que isso - para mim somos espécies diferentes, bem diferentes - e não pode ignorar a Mãe que forma o filho dentro do seu ventre, carne da sua carne (e genes) e que dá a criatura humana a dimensão do seu ser terreno e não só dentro do utero na gestação mas depois na exo-gestação - o contacto com o corpo da mãe e do aleitamento fluidos e caricias e de quem a igreja separou pelo pecado - e como certamente sabe os mamiferos e nos caso os macacos, quando separados da mãe ao nascer ou ela morre, tornam-se agressivos e não sabem, em adultos copular... e assim penso que o homem. Sendo que não podemos escamotear que a mulher é o que contem e o homem o contido - e esse é o fenômeno vida na terra que tem uma dimensão maior e natural do que o Homem lhe deu...escondendo o valor e a função da mulher como mãe reduzindo-a a parideira e a objecto sexual. Tudo isso lesa o homem também. Repare que todo o erotismo tem origem no aleitamento... os seios da mulher são o primeiro movimento de prazer desde que se nasce até morrer pelos vistos... Assim, essa mulher imago é a Mãe que todos trazemos em nós e que nos deu o primeiro prazer e sentido da vida...natural e fecundo - acontece que essa Mãe foi morta... e o drama humano parte dela começa ai, não tem solução na sublimação nem na transcendência, mas na vivência real enquanto num corpo o que nos dará essa dimensão superior de entendimento próprio da nossa Humanidade.
E há uma coisa que discordo de si, a religião e Jesus, o credo o cristo ou seja lá quem for o avatar o mestre ou o buda como ser superior que venha de não sei onde - o ser humano pode realizar a sua essência e ser soberano se ele perceber os planos da encarnação sem ser a luz de não importa que religião. E ai cada ser tem de compreender o seu papel. Você vê de forma indiferenciada o homem e mulher e isso para mim é um absurdo - nasci mulher e a minha vida teve apenas um sentido - sentir e redimensionar o feminino original, na sua genese e restituir a mulher o seu dom de amor e beleza - o que qualquer homem devia ansiar também.
Somos corpo alma e espirito e juntos temos de dar um sentido a essa função-missão ou o que seja a razão de estarmos encarnados.

rosa leonor pedro

EIS UM FRAGMENTO DE RESPOSTA DESSE AMIGO...

"...obrigado pela interação. Para mim é sempre uma oportunidade de ir esclarecendo as minhas ideias e ver, se é que consigo, onde e porquê os outros têm dificuldade em compreendê-las. Respeito, como é óbvio as suas opiniões, mas eu também não compreendo como a Rosa não consegue distinguir a realidade fisica e biológica da mulher da sua realidade psicológica.
E quando falo em realidade psicológica da mulher, falo de três camadas distintas. Uma de grande proximidade á sua parte "hormonal" e biológica, digamos assim. Outra cultural e egóica, que é aprendida e passada de geração em geração, dependendo da latitude e das diferenças culturais dos diversos povos. E finalmente, uma terceira camada psicológica feminina, a mais profunda de todas, que é partilhada e vivida por homens mulheres, quando ambos se conseguem desprender das suas respectivas primeiras duas camadas. Quando digo "desprender" quero dizer fazer com que coexistam paralelamente a um nível consciente.
A diferença entre a Rosa e eu, é que a Rosa pretende fazer do feminino um atributo específico, ou mais específico da mulher, enquanto eu, afirmo que o feminino é um atributo de ambos os géneros. Até lhe digo mais, qualquer pessoa introvertida é feminina no seu modo de apreensão do mundo e no seu modo de funcionamento interno, seja homem ou mulher. E isto nada tem a ver com uma potencial homossexualidade. E o oposto se passa para um indivíduo extrovertido, homem ou mulher, pois a sua consciência e o seu ego seguem os atributos do arquétipo masculino."
A.B.

2 comentários:

Luz de Luna disse...

É muito difícil para um homem compreender a nossa dimensão, e para muitas mulheres também...dividir em feminino masculino, yin yang, extrovertido introvertido não chega nem.perto da experiência e sentir mulher. Uma pena que ainda este plano terrestre não seja possível viver nossa natureza plena. E que desde o plano espiritual fica esta lacuna e vazio sobre o entendimento dos homens sobre o espírito e nós impedidas de uma espiritualidade própria e de que nosso evangelho seja lido (supostamene maria madalena teria escrito , em que sete páginas foram arrancadas). Tudo escondido, queimado, mulheres mortas, as que trazem o pecado...tanto medo da mulher, da Mãe...e ainda procuram nos entender quando mal nos deixam ser.

rosaleonor disse...

Foram milénios de espoliação e negação do ser feminino, da mãe e da mulher...eles não perdoam o dom da mãe e de terem sido contido 9 meses no ventre de uma mulher e serem carne da sua carne - isto é um tão grande mas mistério e tem tanto peso na vida que eles querem soterrar essa verdade e assim o poder da Mãe e da mulher... esse é o grande drama da humanidade sem Mãe sem esse respeito e até fascinio da Mulher amante que os torna a eles homens de verdade...
Um grande beijinho e desculpe de nem sempre responder aos seus comentários.