segunda-feira, dezembro 23, 2013

NATAL, A ALIENAÇÃO COMERCIAL...

 
A ONDA DA FELICIDADE...e o Natal...

Todos/as nós de uma maneira geral, tendemos a ir ao encontro das chamadas "coisas boas"...das coisas bonitas, das coisas agradáveis...e com isso, devido a uma cultura/religião, a meu ver totalmente hipócrita e falsa, esquecemos e omitimos o verdadeiro ou desviamo-nos das coisas complicadas e difíceis, demitimo-nos das coisas profundas e complexas, nomeadamente da nossa Sombra e tudo o que concerne o nosso inconsciente é perigoso e guardamos a 7 chaves...como fazemos com tudo o mais que não nos agrada e varremos para debaixo do tapete julgando que com isso avançamos e estamos a ir ao encontro do céu...de deus ou da felicidade.
Vejo que os textos mais elucidativos e as citações mais profundas ou sérias são deixadas em branco, trocadas por coisas completamente descabidas e sem interesse, que sugerem comentários fáceis e superficiais...vamos na onda de tudo o que nos promete o céu e a felicidade...tudo o que são desejos de amor e alegria breves...
Eu sei que este meio (falo do facebook) serve para isso mesmo, para alienar o mais possível e levar as pessoas nessa onda de "prazer" e alegria fáceis ...e de felicidade, sem qualquer compromisso ou responsabilidade com a realidade.

 
rlp 
 
NOTA: enquanto isso também verifico que os blogs deixaram de ter o mesmo interesse mas são procurados por pessoas mais interessadas em assuntos sérios...embora peca pela escassez - cada vez mais há menos leitores...
 

6 comentários:

cristina simões disse...

Concordo plenamente. Por tudo isso escrevo primeiro e sobretudo para mim e noto que me tem ajudado a tomar consciência e até a ser mais corajosa no meu dia a dia. Tenho facebook profissional e há dias atrevi-me a comentar um pensamento sobre a vida num discurso que abordava a complexidade do nosso lado mais sombrio, não suscitou qualquer comentário...será que meteu medo? Talvez não. É tudo como diz... Não me interessa sequer saber. Fique bem, com saúde e paz.
Um abraço
cristina simões

Rosa Leonor disse...

Cristina, às vezes publico coisas em seu nome do seu blog no meu mural do facebook. Gostava de conhecer a sua página...

Mas efectivamente não há nem seriedade nem profundidade nenhuma na generalidade dos comentários, mesmo o que seria de esperar de pessoas com mais estrutura mental...digamos.
Muita paz e saúde para si, tenho imenso gosto em saber de si mais pessoalmente.
Um abraço
rosa leonor

Anónimo disse...

é sublime saber que no mundo há ainda pessoas que enxergam a a pobreza intelectual do mundo. Eu repudio de tal maneira essa alienação; é o mito da caverna na realidade.

Anónimo disse...

Talvez a realidade seja dura demais para ser olhada. Talvez falte forças e coragem para encara-las. Entretanto, somente este ato de coragem permita reverter o irreal e trazer o real.
Mas o amor transcende os obstáculos, é o unico caminho. Dentro deste espirito, envio a vc e a todas as mulheres meu abraço natalino, minha amizade e admiração. Agenor Rio.

cristina simões disse...

Boa noite Rosa Leonor.
Obrigada pelas suas palavras. Quanto à minha página do facebook, eu nem sei se tenho página...é só para assuntos de trabalho,com grupo fechado de colegas e entidades oficiais, muito técnico: a psicologia ligada à educação e ao trabalho, nada de saúde mental.Não me leve a mal mas não merece a pena conhecer essa tal página.
Fique bem e com muita saúde, e já agora um bom ano.
Continuarei a lê-la.
Um abraço

Anónimo disse...

Para vc Rosa, para a Cristina e para todas as deusas que participam, meu abraço afetuoso de fanal de ano, esperando que venha repleto de brilhante inspiração. E que esta inspiração se traduza num mundo mais humano, mais belo e mais feminino.
Feliz 2014. Agenor Rio de Janeiro.