O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, janeiro 09, 2014

UM AVISO ÀS MULHERES CRENTES ...


AS TERAPIAS?

Entre todas as terapias existentes hoje em dias e as múltiplas alternativas que nos são apresentadas, continuo a acreditar que a melhor das terapias ainda e sempre será uma boa psicologia...numa dimensão maior da usual, claro, ou mais alargada.
A psicologia junguiana, dita psicologia das profundidades, continuando a ser para mim a mais avançada, por abordar a dimensão mitológica e espiritual do ser humano, foi no entanto em parte superada, em alguns aspectos, sobretudo no aspecto do feminino e da anima - embora ela continue a ser a meu ver a maior ferramenta que uma pessoa tem ao seu alcance para se consciencializar de processos inconscientes...
Freud, de quem Jung se afastou, abordou na sua psicanálise um único mito, o de Édipo, fazendo dele uma das suas armas de interpretação da sexualidade, mas numa só via, a do masculino, sendo o Complexo de Édipo o amor do filho pela mãe, ou do pai pela filha, mas longe de entender o amor ou não amor da mãe pela filha e vice-versa, confessando por fim que não entendia em 30 anos de psicanálise o que é que a mulher queria, como ele afirmou...Creio que Jung, indo mais longe na abordagem dos Mitos e da Alquimia, se aproximou mais da  essência da mulher e do sagrado, mas manteve-se igualmente longe da sua Natureza profunda e para mim a questão de o homem representar a "anima" e a mulher o "animus" é  errada, pois à partida é  naturalmente o contrário embora cada um dos sexos tenha o seu oposto dentro de si...e se espelhem esses contrários.
Mas não só me estou a afastar do sentido deste texto como na verdade não tenho suficiente conhecimento da sua obra nem da Psicologia em geral, a mais recente ou moderna, sabendo apenas o suficiente para perceber até que ponto os psicólogos e psicanalistas não entenderam nada da mulher em geral. Nem mesmo as mulheres dentro desta área sabem de si, em termos da sua verdadeira natureza ontológica, uma vez que partem quase todas dos pressupostos dos seus mestres e pensam (raciocinam) como eles e não a partir de um entendimento da própria psique feminina...menos racional e mais intuitiva...
 
Mas voltando às terapias e  a sua disseminação nos meios ditos espirituais eu vejo de uma forma geral que muitas dessas supostas terapias e conhecimentos tomados como vastíssimos, ou "altíssimos", acabam por se revelar em pessoas sem nenhuma consciência psicológica de si...e que por conseguinte levam o indivíduo ao maior desfasamento da sua personalidade e a um caos psicológico e emocional interior na sua vida privada e não só.

Há tanta gente por aí a falar das alturas e dos anjos, dos céus e infernos ou mesmo canalizando deuses e mestres ascensos, mas do que eu constato amiúde, sem nenhuma estrutura psíquica, sem nenhuma consciência psicológica e em que os complexos e traumas andam todos à deriva e ao sabor dos reveses da vida...e então o que temos bem à vista de todos é a falta de coesão e coerência pessoal que, nas circunstancias adversas, acabam por se revelar nefastas e  acabam por se transformar noutro outro tipo de alienação/manipulação...e outras vezes conduzindo a crenças tão ridículas como as de antigamente...acabando em cultos de personalidade ou em devoção sexual inconsciente ao facilitador...sendo quase sempre as mulheres em sua grande maioria as pacientes e seguidoras desses "guias".

Há Grupos, "Institutos"* e Academias muito bem organizadas sobre o Tantra ou como libertar os bloqueios sexuais das mulheres...e acabam todas por ser uma forma de manipulação das fraquezas e frustrações das mulheres como em quase todas essas terapias acaba por acontecer, já não no domínio exclusivo da sexualidade, mas no campo emocional e físico ou "espiritual".
Nestes casos em geral, não há nenhum discernimento pessoal quer da parte dos instrutores quer das pessoas  que se entregam a esses processos que seguem cegas o "bom pastor" que não faz mais do que conduzi-los, como se diz na velha fábula, para o abismo de si mesmas.
A loucura neste campo é tão generalizada que os  efeitos só podem ser perversos...porque se por um lado a pessoa está convencidas que vai numa nave espacial para outros mundos ou para a 7ª ou  9ª Dimensão, nesta dimensão (3ª) em que vivemos é o caos total e ...anda tudo a rasar a mais profunda das mediocridade...embora todos se julguem a caminho da ascensão...
Assim, do pé para mão...



UM AVISO ÀS MULHERES CRENTES ...

*Há dias visitei o Mural no Facebook  de um mentor de Tantra brasileiro que havia partilhado alguns textos meus e que tudo o que escreve nesse espaço é de e sobre a mulher e o Sagrado Feminino...
A princípio achei interessante um homem debruçar-se
com tanta gentileza sobre o feminino, mas depois fui alertada por uma amiga, igualmente brasileira e que conhece o dito "Instituto" - que tem alguma incrementação nos Estados Unidos e na Europa - , de que se trata apenas de mais um  homem que usa de toda esta linguagem sobre o feminino para agradar e atrair as mulheres, NÃO PARA A CAUSA DAS MULHERES, nem para elas evoluírem, mas para seu próprio benefício abusando assim da ignorância e da fraqueza das mulheres a fim de não só ganhar dinheiro e promover-se através da "arte do Tantra" como para poder na verdade - o que acaba por acontecer mesmo em grupo - desfrutar delas sexualmente e a seu belo prazer... e de forma organizada!
Há muitas maneiras de seduzir e explorar ou abusar de mulheres hoje em dia, mas esta é porventura a mais degradante, a mais repulsiva de todas porque é utilizar o Nome da Deusa e do Feminino Sagrado para simples sedução sexual e abuso psicológico de mulheres.
Há muitos casos destes actualmente por aí, e uns serão mais evidentes que outros, por isso aconselho as mulheres a ficarem mais atentas a este tipo de abuso e exploração...

rosa leonor pedro

 

Sem comentários: