O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, novembro 29, 2011

MAIS UM TESTEMUNHHO LÚCIDO


"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome."Clarice Lispector (Perto do Coração Selvagem)

QUAL É A LIBERDADE DA MULHER?
EM QUE CONSISTE ESSA LIBERDADE?

Carla Lindolfo também respondeu (via facebook) ao meu desafio, pela parte do Brasil.

Rosa: vou te falar um pouco do que ocorre aqui no Brasil: a mulher brasileira que não casa até 30/35 anos é considerada no mínimo "esquisita", uma estranha que deve ter algum problema. As mulheres homossexuais são tratadas com desdém e preconceito. Se a mulher casou e não teve filhos é porque tem problemas e deve logo recorrer a inseminação/FIV artificial. Se fizer sexo antes do casamento, só se for com o noivo/namorado e mesmo assim discretamente, já os homens são ensinados a experimentar muito o sexo antes do casamento. A mulher deve trabalhar fora e dentro de casa e dividir todas as contas do lar, mas o trabalho doméstico fica com uma "empregada" ou com ela mesma. Sexo por prazer significa que você é vagabunda, não presta, é fácil e vulgar. Os homens brasileiros ainda separam as mulheres em 2 grupos: para casar e para copular. As mulheres não podem ter os corpos com que nasceram, tem que ser magras, seios e bumbum grandes. Se não for católica ou protestante é "esquisita, estranha, amalucada"...nova era! rsrs...Se ganhar mais que o marido (no serviço) ele se sente menosprezado, por isso também os salários das mulheres são mais baixos que os dos homens em torno de 15 a 20%, para desempenho da mesma função. Há muita violência doméstica em todas as classes sociais, tema inclusive de 2 novelas na Globo em horário nobre. A mulher que trai o marido não é apedrejada com pedras reais mas com toda sorte de descaso moral que se possa imaginar.

A mulher brasileira sente MUITA DEPRESSÃO pois ela envelhece, engorda, é traída e ela não aceita nenhum desses fatos...ela quer ser a eterna garota de ipanema, só que com muito dinheiro no bolso e consumindo toda a programação da TV americana...bons tempos o da "garota de Ipanema".

Trabalho com mulheres há muitos anos e sei do que estou falando. Tenho 40 anos de idade e atendo mulheres em sua maioria entre 25/30 anos. Sei do caminho difícil que é para elas a sua busca interior e serem mulheres neste mundo.

Para concluir: A cada 2 minutos, 5 mulheres são espancadas no Brasil.
Fonte: www.agenciapatriciagalvao.com.br. Sendo assim a liberdade da mulher brasileira é de dançar conforme a música que sociedade patriarcal e a mídia tirana tocam.

 É isso, espero ter colaborado com vc! Beijo grande!
Carla Lindolfo

***

Muito obrigada Carla pelo seu testemunho e pela sua preciosa coloboração.
rlp

1 comentário:

guiumazinha@hotmail.com.br disse...

Nós mulheres não queremos só a liberdade, ela quer mais do que isso. Amulher quer tudo que foi lhe tirado, todo seu direito de ser forte o suficiente para batalhar pelos seus direitos humanos, incluzive pela sua vida, pelo seu viver o qual foi lhe trirado tambem. Ela precisa ir à luta buscar seus ideais, seus objetivos que lhes foi negados.