A Missão da Mulher
"Acho que a missão da mulher é assombrar, espantar. Se a mulher não espanta... De resto, não é só a mulher, todos os seres humanos têm que deslumbrar os seus semelhantes para serem um acontecimento. Temos que ser um acontecimento uns para os outros. Então a pessoa tem que fazer o possível para deslumbrar o seu semelhante, para que a vida seja um motivo de deslumbramento. Se chama a isso sedução, cumpri aquilo que me era forçoso... fazer."
Natália Correia, in Entrevista '(1983)'
"... não é a " falta de potência intelectual, dotes organizadoras, o que nos inquieta na mulher, mas a resistência a agir de modo diferente, como fez no seu antigo posto, com as velhas armas, que " foram as suas na "Grandeza e servidão "- a atitude da mulher, sempre pronta a naufragar no doméstico, a ser permanentemente vinculada ao lar com exclusão absoluta e a sua ausência da vida de cidadania é o que nos preocupa e nela esperamos ansiosamente a sua plena.
A " Entrada Da Mulher no império da dignidade ""- não é estranho " A mulher passou toda a História reclusa dentro dos contornos da vida caseira, no aspecto privado e particular ", mas desse modo teve uma influência sobre o homem com uma " força subterrânea e difusa, e embora sem personalidade, ela influencio o homem como os elementos influenciam o clima e o paisagem " - foi formidável - não se pode ignorar o efeito da sua obscura " força ao longo da cultura ".
Maria Zambrano
Sem comentários:
Enviar um comentário