O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, agosto 31, 2021

O medo invocado por eles está apenas começando...



′′ Devemos especialmente ter cuidado de atender demasiado em qualquer era ao que emerge como autoridade. Enquanto não tivermos conhecimento espiritual, isto pode enganar-nos seriamente. Isto é particularmente verdade numa área da cultura humana: o campo da medicina materialista. Aqui podemos discernir a influência decisiva da autoridade, e a reivindicação cada vez maior de autoridade, que é, de facto, muito mais terrível do que qualquer tipo de tirania medieval.

Encontramo-nos no meio desta tendência, que vai continuar a aumentar.
As pessoas podem zombar dos fantasmas da superstição medieval, mas podemos perguntar se alguma coisa mudou. Este medo de fantasmas desbotou? Na verdade, as pessoas não têm muito mais medo dos fantasmas do que naquela época? O que acontece na alma humana quando as pessoas dizem que eles carregam 60,000 bacilos nas mãos é muito mais terrível do que geralmente reconhecido.
Na América, as estatísticas foram calculadas sobre quantos bacilos podem ser encontrados no bigode de um homem. Pelo menos os fantasmas dos tempos medievais eram, diriam, fantasmas decentes; mas os fantasmas modernos bacilos são demasiado minúsculos para lidar com isso. O medo invocado por eles está apenas começando, e leva, em questões de saúde, as pessoas que sucumbem a uma crença realmente terrível na autoridade."

Rudolf Steiner #rudolfsteiner
Fonte: Rudolf Steiner - A Missão do Novo Espírito Revelação - Mannheim, 5 de janeiro de 1911 (p. 9)

1 comentário:

Raissa disse...

Rosa, realmente é verdade