O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

domingo, dezembro 18, 2022

SINTO-ME BORBOLETA...



O REI VAI NU

José António Saraiva

Os ‘provincianos’ aprenderam novas palavras...

Para estas pessoas, a questão do ‘género’ apresentou-se como uma ótima oportunidade para se mostrarem modernas e informadas.
Como aquelas pessoas que começaram a dar um beijo em vez de dois, para imitarem as elites.
Os ‘provincianos’ aprenderam novas palavras. Além de ‘género’ passaram a usar termos como ‘inclusão’, ‘binário’ e ‘não binário’, etc.
Ora, juntando estes ‘provincianos’ aos militantes partidários, já era mais gente – e gente ativa, no caso destes últimos.
Mas não era tudo.
Como acontece com frequência nestas situações em que surgem ideias revolucionárias, há os que têm receio de as afrontar, temendo ser atacados, ridicularizados, acusados de reacionarismo, de ignorância. Ou não querem parecer old fashion. E acabam por seguir a moda, mesmo discordando dela ou não a compreendendo.
E, somando estes aos outros, o grupo já é muito grande. São os profissionais da confusão, são os provincianos que os imitam, são os que têm receio de se manifestar.
E assim, um fenómeno que partiu de uma pequena minoria acaba por se impor à maioria.
A bem dizer, só os mais corajosos e mais convictos, os que têm coragem de pensar pela sua cabeça e não têm medo de falar, ousam contestar hoje a ‘ideologia de género’.

Quanto aos outros, só quando ouvirem os seus filhos dizer em casa que querem ser outras pessoas, que estão infelizes com o sexo que têm e querem trocar, que não querem ser tratadas por João ou Inês mas por Manuela ou Ricardo, que não querem vestir calças mas saia e usar soutien, é que perceberão a loucura a que a ideologia de género conduziu.
Só aí perceberão o crime que representa lançarem-se dúvidas existenciais na cabeça de crianças e adolescentes.
E talvez aí os provincianos reajam, os medrosos percam o medo, e todos gritem em conjunto: «O Rei vai nu!».
Quanto aos ideólogos e aos profissionais da confusão, rebentarão de gozo a assistir a estas cenas.

9 comentários:

Pink Poison disse...

Como Socióloga, não a Pink, só enriquece uma sociedade este tipo de fenómenos. Venham de que vertente vierem, qualquer pessoa pode , e deve, tentar expor um ponto de vista. Quanto ao género, fala a Pink, acho que já é demais expor o que já está exposto. Simplesmente nem deveria ser assunto.Um beijinho

Vânia disse...

Subscrevo as palavras do comentário anterior. Boa noite beijinhos. A Mimi já dorme.

Vânia disse...

Sinceramente com tanta miséria no mundo e um blog de facto interessante e com uma determinada temática porquê uma pessoa não pode mudar de sexo ou vestir a cor que quer? Incomoda o quê na vida de quem? Muito tenho lido sobre o patriarcal gostaria de ouvir mais sobre a essência da Mulher verdadeiramente consciente. Boa noite rosa. Você só me permite ler e comentar o que quer onde quer. Boas festas.

rosaleonor disse...

Oh Vanea... mudar de sexo não é mudar de camisa! Um desastre e uma doença em que o corpo sofre cortes ou uma pessoa ter de se operar e anestesiar-se para não doer e no fim "escolher" cortar-se seios e castrar-se, só porque se acha que se sente outra coisa. Acha isso natural? Pensei que tivesse evoluido e percebido que o sexo não é tudo na vida.
Eu pergunto-lhe, acha que se cortar o corpo não doi? E para quê? para ficar uma coisa nem outra? Ninguém muda de sexo. E pode-se amar quem se quiser do mesmo ou doutro sexo. Como é que você que tanto sofreu acha que deixaria de sofrer se mudasse de sexo? Sabe o que me sinto? Orgulho em ser MULHER e SER Pessoa e ter alma e a minha alma não tem sexo ... E sabe a dor que sinto? A dor dos que se enganam em nome de nada... da ignorância - como se a vida fosse apenas matéria sexo e corpo...

Vânia disse...

Rosa antes de mais é uma escolha pessoal. Eu pessoalmente não o fazia gosto muito permanecer assim nem tatuagens uso mesmo pela questão da dor. Os piercings tirei os porque apesar de dar estilo magoavam. De resto concordo em tudo contigo. E digo mais concordo com 90% do que escreves. Mas e já pensaste colocar te no lugar da pessoas que passa por isso? Não dá para sentir a dor do outro sinceramente. Apenas tentar colocar no lugar. Não sabemos o passado os traumas das pessoas que tomam essa decisão que em nada interfere nas nossas vidas pessoais. Disseste me tanta vez que para mudar o mundo precisamos trabalhar em nós mesmos?!!?!

Vânia disse...

Publicou o seu ponto de vista respondeu o seu ponto de vista com várias questões às quais me dei o trabalho de responder. No entanto só o seu ponto de vista aparece publicado informando novamente que o meu comentário não foi aprovado. Faz cerca de dois anos q isto me acontece no seu blog cheguei a avisar pensando que nenhuma mulher a conseguia ler. Eu sinceramente estou muito cansada de tudo isto é aqui nas redes sociais etc. O que você não pública ou possa apagar está tudo registrado quer apague ou ignore tenha uma boa noite.

rosaleonor disse...

vANEA, NADA IMPEDE O SOFRIMENTO DE CONTINUAR...tu sabes quantas dessas pessoas que escolheram isso se arrependeram e ficaram com as vidas desfeitas ainda mais porque afinal não são uma coisa nem outra e sofrem na mesma horrores. Tu achas que uma pessoa que "muda" de sexo fica a ser homem ou mulher por isso a não ser na sua fantasia mental e depois essa fantasia acaba e o que é que fica? Tu sabes quantas pessoas não quiseram voltar a atrás e reverter a situação? Sim, eu ponho-me na pele delas e não na fantasia mas na dor e no sofrimento acrescido depois da fantasia, tal como a juventude, cessa e tu és apenas um velho ou velha destruida...? Já pensaste nisso? Sim, talvez essas pessoas vivam uma ilusão durante algum tempo...mas do que eu CONHECI pessoalmente - pois conheci pessoalmente os primeiros trans em Portugal em 1969/70 -, apenas vi confusão, destruição e sofrimento...eu não falo de cor...além de que há uma a-genda apostada na destruição da Mulher...
Fica bem e pensa nisso...
Beijinhos
rlp

Vânia disse...

Boa noite Rosa. Boas festas e um bom ano. Abraço

rosaleonor disse...

Obrigada Vania, muitos beijinhos e muita força e coragem para continuares a caminhar para ti. Que o novo ano te traga mais claridade e paz!

rlp