O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, agosto 01, 2012

ACABOU A ÉPOCA DOS BLOG'S?


A VISÃO CLARA DE DE UMA LEITORA...


Cara RLP,
Tenho vivido nestes dias uma situação semelhante, de me sentir isolada, sem eco, sem despertar ressonâncias em grande parte por minha iniciativa. No meu caso, senti-me culpada pelo isolamento, porque foi-me ensinado, e continua a ser, que devemos procurar os nossos, que devemos comunicar. Quando vem resposta do exterior, o isolamento fica esquecido; mas quando não vem - ou não o percebo - vem o sentimento de culpa, de inutilidade.
Mas será que estou alguma vez realmente isolada? Nunca estou fora do alcance da Deusa, mesmo sem perceber eco ou ressonância.
Diz quem estuda esses fenómenos, que a época dos blogs já terminou. O FB substituiu-os, mas é mais fugaz, mais virtual, mais ilusório. Esta comunicação virtual nunca é realmente comunicação porque não se está cara a cara. Portanto, nos blogs ou no FB estamos isolados, com a ilusão de estarmos a comunicar. Mas no FB há mais eco, e por isso as pessoas sentem-se menos sozinhas, sem deixarem de o estar, muitas vezes. Acho que há pessoas a ler o seu blog, mas o que tenho visto é que quem apresenta pontos de vista fortes e sem papas na língua é mal visto hoje em dia, o tempo da cultura 'light' e Facebook, em que tudo é bom, luminoso e Coca-cola.

ME


Minha amiga...

Achei muito interessante o que diz sentir e eu também me sinto o assim mesmo em relação ao Blog e ao meu trabalho:  tem fases então que não vejo nem sinto que haja grande eco nem sinto que haja uma ressonância particular  com ninguém; outras  vezes quase me apetece desistir, no entanto sei  que há muita pessoas - muitas mulheres - silenciosas que me seguem, e há anos, mas aqui e neste caso achei o seu ponto de vista muito exacto e o que diz em realção ao FB é o que se está a  passar de facto. Eu também sinto que  é mais fácil inter-agir no Facebook, mas é sem dúvida muito mais superficial e apesar de aparentemente ser mais dinâmico e interactivo... é portanto mais enganoso. No facebook como diz, "há mais eco, e por isso as pessoas sentem-se menos sozinhas", mas sem deixarem de o estar a maior parte das vezes. Essa é a ilusão. Sim, as pessoas têm a ilusão de que estão em comunicação por ser tudo mais imediato, mas na verdade há menos profundidamente e não se aprende nada...tudo é fugaz e aparente.
Grata por ter expresso os seus sentimentos.

RLP

3 comentários:

Selene Skandanávia disse...

Olá! Gosto muito do seu blog.
Estava passando por aqui e me deparei com esta postagem. Realmente as vezes acredito que estou isolada no meu blog. É como se eu postasse ou escrevesse coisas para as paredes.
As estatisticas dizem que pessoas visitam, mas ninguém comenta. Acho que não foi a época dos blogs que acabou, mas a época das pessoas que leem e debatem, que dão suas opiniões.

Abraços e Abençoada Seja! ^^

rosaleonor disse...

...vamos fazer para que não acabem...mas será difícil. As pessoas acabam sempre por ceder à facilidade...
obrigada por ter comentado.

abraço

rleonor

Ná M. disse...

Sinceramente pra mim Facebook é uma coisa inútil e está desvalorizando as pessoas. Lógico que é bom a internet, e todo a facilidade pra achar conteúdos, mas sinceramente? As leituras que realmente valem a pena pra mim são poucas (como por exemplo este Blog), e eu continuaria as seguindo mesmo que saíssem da Internet e se transformassem exclusivamente em Livros, cartas, palestras ou seja lá o que for. Até porque foi a leitura de um único livro , que foi o da Simone de Beveouir(o primeiro que li), que me abriu os olhos e que me levou a outras leituras.E não teve nada a ver com a Internet, mas com as experiências que passei em minha vida. Se hoje as pessoas até terminam relacionamentos no celular, o que dirá então do contato que fazem com os outros no dia a dia ??? Coisas simples mas que valorizam o ser humano, como passar na casa um do outro pra tomar um chá da tarde , ou planejar pessoalmente um passeio, ou fazer novas amizades com pessoas que nos interessamos na rua, estão se perdendo., nem existem mais.... Eu acho que precisamos aprender a escolher que mundo viver. E eu acho que tudo isso tem a ver TAMBEM com a questão das religiões, do patriarcado histórico, da submissão da mulher SIM, porque esses são prazeres sensuais ! Valoriza-se demais a tecnologia, com a alienação do trabalho sobra demais tempo a ela, em detrimentos de atividades simples mas que trariam mais bem estar a vida humana.