NA ALMA RESIDE O MISTÉRIO
"A primeira função do homem poeta é a descoberta do verdadeiro significado do seu eu. O poeta tem de se conhecer a si mesmo, tem de desvendar a sua alma "inteira". Não é do eu individual que se trata, nesta procura, (os que ficam por aí são os limitados autores a que Rimbaud chama "egoístas", que não ultrapassam o domínio do ego) trata-se da imensidade da alma, de por a descoberto e percorrer os seus mais longínquos limites, os mais profundos conteúdos, nem que para isso haja que a desregrar, desiquilibrar, tornar mesmo monstruosa. Ser "vidente", fazer-se "vidente" de todas as maneiras, para chegar a ser conhecedor de si mesmo, da "alma universal". Na alma reside o mistério. E vale a pena pagar todos os preços, mesmo o do crime, mesmo o da loucura, para se chegar a ele. Desvendar o mistério é chegar ao "desconhecido", e poder contemplá-lo e exprimi-lo é a suprema realização. O além ("là-bas") é o verdadeiro domínio do poeta, e a formalização dos conteúdos desse além a sua verdadeira missão." (...)
Y.K:Centeno
REPUBLICO ESTE TEXTO QUE ME PARECEU APROPRIADO PARA A ÉPOCA...
Se eu pudesse ou soubesse... Se houvesse uma maneira de descobrir ou inventar uma BOMBA DA PAZ!!!!
SE EU PUDESSE COLAR AO MEU PEITO UMA BOMBA QUE AO REBENTAR ESPALHASSE RAIOS DE AMOR E LIBERDADE, COMPREENSÃO E AFECTO, UM QUALQUER PÓ MÁGICO QUE FIZESSE COM QUE OS HOMENS EM VEZ DE SE ODIAREM E MATAREM UNS AOS OUTROS ...SE AMASSEM E VISSEM COM OLHOS IGUAIS, TODOS DEUSES, TODOS CONTENDO ESSA CENTELHA DIVINA...e caminhar para ela...
Sim, se essa centelha divina se espalhasse na terra em vez de ódio e guerra...
E aqui eu cheguei ao espectro de tudo isto, o diabo...são DIABOS OS HOMENS QUE SE MATAM EM NOME DE DEUS?
Mas é dessa ideia absurda de um DEUS não sei onde que nascem todos os ódios e demónios e diferenças e as raças se andam a matar há milhares de anos em toda a terra... cada um com o seu deus e o seu ódio e a sua guerra.
E se Deus fosse cada um de nós... se Deus fosse cada ser humano que matamos odiamos e desprezamos a cada passo?
Não há dúvida que somos todos CEGOS e SURDOS...tão cegos que matámos os Mestres que seguimos ainda cegamente...
E nem mesmo depois de Um Homem ter sido crucificado (E TANTOS OUTROS MORTOS) por acreditar na PAZ e no AMOR e ter sido exemplo de tanta doçura e compaixão, ele próprio traído, e depois, mais uma vez em seu nome, novos inimigos, novos crimes e chacinas destruiram ao longo da história milhares de irmãos.
Enquanto olharmos o "outro" como nosso inimigo, não conhecemos Deus.
Porque o Deus que inventámos é a maior blasfémia contra a Humanidade...
Em nome de um deus destruimos o Planeta...
Em milhares de anos nenhuma religião nos salvou.
ENQUANTO BUCH ESPERA QUE O NATAL PASSE PARA ATACAR O IRAQUE...
NÓS CANTAMOS TODOS EM CORO O "GINGOBELL"...
1 comentário:
Com as mãos limpas
O rosto dela
Segurará a máscara
Ana
Enviar um comentário