quarta-feira, abril 26, 2017

SE A MULHER FOSSE A MULHER




A Missão da Mulher


"Acho que a missão da mulher é assombrar, espantar. Se a mulher não espanta... De resto, não é só a mulher, todos os seres humanos têm que deslumbrar os seus semelhantes para serem um acontecimento. Temos que ser um acontecimento uns para os outros. Então a pessoa tem que fazer o possível para deslumbrar o seu semelhante, para que a vida seja um motivo de deslumbramento. Se chama a isso sedução, cumpri aquilo que me era forçoso... fazer."

Natália Correia, in Entrevista '(1983)'




"... não é a " falta de potência intelectual, dotes organizadoras, o que nos inquieta na mulher, mas a resistência a agir de modo diferente, como fez no seu antigo posto, com as velhas armas, que " foram as suas na "Grandeza e servidão "-  a atitude da mulher, sempre pronta a naufragar no doméstico, a ser permanentemente vinculada ao lar com exclusão absoluta e  a sua ausência da vida de cidadania é  o que nos preocupa e nela esperamos ansiosamente a sua plena. 

A " Entrada Da Mulher no império da dignidade ""- não é estranho " A mulher  passou toda a História reclusa dentro dos contornos da vida caseira, no aspecto privado e  particular ", mas desse modo  teve uma influência sobre o homem com uma " força subterrânea  e difusa, e embora sem personalidade, ela influencio o homem como os elementos influenciam o clima e o paisagem  " - foi formidável - não se pode ignorar o efeito da sua  obscura " força ao longo da cultura ".
Maria Zambrano

Sem comentários: