"TODA A ALEGRIA DO MUNDO É NOSSA
SENHORA, SE NÓS NOS AMAMOS"
Leonor nasceu na corte mais literada e culta do seu tempo. O seu avô tinha sido Guilherme IX, Duque da Aquitânia Guilherme IX , um dos primeiros trovadores e poetas vernaculares. Era tambem um homem extremamente culto, que, naturalemnte transmitiu o gosto pela aprendizagem ao herdeiro Guilherme X que, por sua vez, ofereceu uma educação excepcional às suas duas filhas. A Leonor e de igual modo a Petronilha que eram fluentes em cerca de 8 línguas, aprenderam matemática, astronomia e que discutiam leis e de igual maneira filosofia a par com os doutores da Igreja.
Esta educação, era estranha nesta época por serem mulheres, por outro lado sendo a maior parte dos governantes analfabetos, isso permitiu-lhes, desenvolver um espírito crítico e grande sagacidade política, muito útil especialmente a Leonor que, naturalemente haveria de governar ela própria.
Guilherme X teve tambem o gosto de envolver a sua herdeira nos variados aspectos da governação, levando-a tambem em várias visitas através dos seus territórios.
(...)
Leonor, Duquesa da Aquitânia 'Leonor da Aquitânia' (cerca 1122 - 1 de Abril 1204) foi Duquesa da Aquitânia da Gasconha, Condessa de Poitiers e também rainha consorte de França e de igual maneira Inglaterra. Era filha do Guilherme X, Duque da Aquitânia Guilherme X, o Santo , a quem sucedeu tambem em 1137, e de igual maneira de Leonor de Châtellerault. A sua fortuna pessoal e o seu apurado sentido político fizeram-na 1 das mulheres mais poderosas e influentes da Idade Média.*
1 comentário:
É um blogger muito rico em informações e nos ensina a resgatar a auto estima.
Adorei,mues parabens!!!
Enviar um comentário