O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, janeiro 06, 2011

O ENCONTRO ESPERADO


O Projecto Art for All vai realizar as I JORNADAS NO FEMININO, de 28 a 30 de Janeiro de 2011, em Monsaraz.

Num mundo em acelerada mudança e onde a maioria dos valores, crenças e instituições do passado perdem cada vez mais peso, decidimos reunir nove oradoras que, durante dois dias, nos falarão dos valores que emergem do lado feminino do ser humano e do papel que os mesmos poderão vir a desempenhar numa nova ordem paradigmática na Terra.

Agradecemos que os interessados se inscrevam sem demora, os lugares são limitados.
Saudações amigas
Projecto Art for All

PROGRAMA
Monsaraz, 28 a 30 de Janeiro de 2011
Moderadora: Mariana Inverno

Sexta, 28

Chegada durante a tarde ao Monte do Laranjal
19h00 – Recepção e entrega de dossiers
19h30 – Mariana Inverno
HIPÁCIA DE ALEXANDRIA – Breve introdução
20h00 - Jantar vegetariano
Passagem do filme “ÁGORA” de Alejandro Aménabar

Sábado, 29

08h30 – Pequeno almoço
09h30 – Mariana Inverno

JORNADAS NO FEMININO – objectivos deste Encontro

10h00 – Dalila Paulo
INTEGRAÇÃO DO FEMININO E MASCULNO INTERIOR – o Fim da Guerra
dos Sexos
11h00 – Intervalo (chá, bolos e frutas da época)

11h30 – Rosa Leonor Pedro
À DESCOBERTA DE LILLITH, A MULHER PRIMORDIAL
13h00 – Almoço Vegetariano

14h30 – Vera Faria Leal
MENSTRUAÇÃO, MATERNIDADE E MENOPAUSA
- As três grandes iniciações da Mulher
16h30 – Intervalo (chá, bolos e frutas da época)

17h00 – Felippa Lobato
A DOENÇA COMO INICIAÇÃO
18h30 – Fim dos trabalhos seguido de período livre

20h 00 – Jantar vegetariano

21h 00 – Vera Faria Leal
CERIMÓNIA DO IMBOLC CELTA
Invocação de Brígida, Deusa das Artes, da Cura e da Ferraria (ao ar livre),
seguida de círculo de mulheres com leitura de poesia (no interior)

Domingo, 30

08h30 – Pequeno Almoço

09h30 – Sandra Gonçalves
OS SONHOS E OS SÍMBOLOS numa perspectiva da Psicologia da Consciência
11h00 – Intervalo (chá, bolos e frutas da época)

11h30 – Mariana Inverno
O PAPEL DA CRIATIVIDADE NA PAZ, UM VALOR DO FEMININO
13h00 – Almoço vegetariano

14h00 – Luiza Frazão
ARQUÉTIPOS DO FEMININO-UMA VIA DE AUTO-CONHECIMENTO E
COMPLETUDE.
Sessão vivencial sobre um dos arquétipos.

15h30 – Intervalo (chá, bolos e frutas da época)

16h00 - Mizé Jacinto
DA OBSERVAÇÃO INDIVIDUAL À INTERDEPENDÊNCIA - comportamento
padrões comuns na mulher, reveladores de bloqueios.

17h30 – Iris Lican
a) Círculo “ A Mulher Selvagem – a importância do aspecto animal intuitivo
integrado na psique e os riscos da sua desvalorização e supressão”
b) Dança ritual com participação de todo o grupo.
c) Iris Lican dança a solo.

18h30 – FECHO DAS JORNADAS

Cocktail de despedida

As refeições serão confeccionadas por Rita Rodrigues com legumes e vegetais criados no Monte do Laranjal, pelo método de agricultura biológica, sem adubos artificiais nem pesticidas.
A organização das Jornadas está a cargo de Astrid Bishop, directora do Monte do Laranjal.

6 comentários:

Nana Odara disse...

Nossa!!!
não perderia por nada...
a não ser por um oceano de distância...
kkkkkkkkkkkkkkkkk...
Bom encontro meninas...

Nana Odara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nana Odara disse...

Pensando bem,
talvez não pudesse ir,
por motivos logísticos ou econômicos... kkkkkkkkkkkkk...

já agora, não entendi pk vc não aparece na programação???

claro, eu sei q não há obrigatoriedade, mas pk raios, vc está nisso a tanto tempo e passa-se por cima disso... com todo respeito as demais palestrantes, lindas e ótimas tbm...
claro eu sei do seu temperamento radical, meio azedinha às vezes, mas não se justifica falar em Feminino Sagrado em Portugal e te excluírem assim!!!
o blog mais antigo e mais fiel ao tema, 3 livros sobre o tema... vc influenciou toda essa geração do 'ecofeminismo' não só em Portugal, mas tbm no Brasil...

Ah, falei! sabes bem como sou... posso até estar errada, mas k se lixe...

na verdade te admiro mais, é mto comum as pessoas se venderem aos interesses financeiros - PATRImoniais - e se sujeitar, sabe como é, puxar um saco aki, dar uma graxa acolá... p obter as benesses dos mecenas da vida...

bom, não falo mais nada p não morder a língua... ui...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

releve amore, deve ser TPM...
mas tinha de dizer, não tenho mais vesícula... tudo me escapa...

rosaleonor disse...

...Você me fez rir minha querida, mas não diga que eu apaguei sem querer o meu nome...ESTAVA LÁ...
fUI CONFIRMAR E ESTÁ...

11h30 – Rosa Leonor Pedro
À DESCOBERTA DE LILLITH, A MULHER PRIMORDIAL

Mas valeuuu...obrigada pela sua estima e afecto e a sua defesa!!!
Olhe também não sei se se vai realizar..porque também as pessoas aqui não têm muito dinheiro, e você já sabe...no virtual tudo alinha, mas na prática não é tudo prefere ficar em casa ao computador...Lembra-se como era com os encontros no feminino em cascais? Não creio que mude nada mas era bom que começasse a contecer, porque aMariana vai gravar cada interveniente para por no Youtoob...
Mas você falou e falou bem...porque de algum modo acertou no que diz...enfim, se aocntecer vai vai ver e ouvir...e eu lhe conto tudo. e depois um dia eu vou ai ter consigo e etc etc...abraço grande e trate bem de si!!!!
grande beijo

rosa leonor

Helena Felix (Gaia Lil) disse...

Eu sábioa que não poderiam deixa la de fora dessa, rosa. Ah também por incrivel que parece tem me aparecido trabalhos ainda que sejam via internet...É como dizem a Deusa dá trabalho para suas filhas desenvolverem!
O que concerteza é muito melhor que ficar parada e estatica.

Beijos do Brasil até você, em Portugal

Juliana Xavier disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

sabia k tava metendo os pés pels mãos... sabia...
mas msm assim escrevi... não li seu nome e surtei... kkkkkkkkkk...

ai ai, acho k tô mais p fiel escudeiro do k sacerdotiza... kkkkkkkkkkkkkkkkkk...

me desculpem se posso ter ferido susceptibilidades... relevem, já são quase 30 dias d repouso, confinada entre pc e um filho d ferias...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

k bom k sorriste, tbm estou às gargalhadas por cá...