ASHERAH:
Palavras-chave: Deusa Asherah, Deus Yahweh, politeísmo, monoteísmo, Antigo Israel.
Para a maioria das pessoas que lêem a Bíblia, a ideia de um
único Deus de Israel, Yahweh, parece ser clara. No entanto, descobertas
arqueológicas das últimas décadas vêm demonstrando que nem sempre foi assim.
Nem sempre Yahweh esteve solitário. Antes da ascensão do monoteísmo em Israel,
o Deus Yahweh fazia parte de um contexto politeísta onde havia um panteão de
Deuses e Deusas, sendo que provavelmente foi adorado ao lado de sua consorte,
Asherah.
Reconstruir a presença da Deusa Asherah na vida de mulheres e
homens no antigo Israel é um esforço de, a partir de uma perspectiva feminista
e de género, trazer elementos que nos ajudem numa maior aproximação do que
foram os espaços religiosos e vitais deste povo. Esta reconstrução é algo
necessária, uma vez que estamos diante de textos sagrados marcados pelo sistema
patriarcal, onde há o domínio do pai e quiriarcal, onde há o domínio do senhor
(Gossmann, 1997: 371-374). Sistemas que projectaram historicamente um Deus
masculino, legitimando práticas e funções masculinas, com isso silenciando
mulheres, suas representações sagradas, tudo aquilo que pudesse lhes garantir
espaço e voz. Por isso, faz-se necessária a nossa reflexão voltar a um ponto
anterior ao monoteísmo patriarcal, até religiões nas quais uma Deusa era a
imagem divina dominante ou então era emparelhada com a imagem masculina de uma
forma que tornava a ambas modos equivalentes de aprender o divino (Ruether,
1993: 46).
(…)
Reflectindo sobre os textos bíblicos que mencionam a Deusa
Asherah teremos como pano de fundo o contexto que Silvia Schroer tão bem
elucida, os/as repatriados/as da Babilónia tinham integrado a questão da
culpa de tal maneira que consideravam sobretudo o culto às deusas como motivo
da ruína de Israel. Os expoentes deste grupo conseguiram banir de Judá
quase completamente o culto às deusas dentro de um século e de apagar, o máximo
possível, as memórias dele. Não é por acaso que o culto clandestino à deusa
acontece no contexto de proibições misóginas e xenófobas de casamentos mistos.
Todas as tentativas que seguem, de integrar a deusa pelo menos na linguagem
teológica, são tentativas assentadas dentro do sistema monoteísta (Schroer,
1995:.40).A partir desta perspectiva, de demonização da Deusa ou das Deusas, tentaremos constatar, nos escritos bíblicos, os impactos e as consequências que tal visão e atitude trouxe para a imagem da Deusa Asherah, que aos poucos passa a se tornar a Deusa proibida, a causa dos males e da ruína de Israel.
A marginalização do feminino, das mulheres é um processo que também se dá e se sustenta por meio de escritos bíblicos justificadores de uma sociedade patriarcal, actuando assim no que podemos chamar de “desempoderamento” das mulheres a partir do sagrado, o que trouxe e traz fortes impactos nas dimensões culturais, religiosas, sociais, económicas e políticas. A seguir, em dois momentos, analisaremos citações bíblicas sobre Asherah. Primeiramente as que mencionam Asherah como Deusa, depois as que aparecem com o nome “poste sagrado”, símbolo da Deusa.
A Deusa Asherah: Há uma preocupação dos redactores bíblicos de excluir qualquer suspeita da Deusa Asherah ao lado de Yahweh, como sua consorte, de tal forma que os escritos bíblicos possivelmente foram redigidos com a intenção de apagar e demonizar a presença da Deusa.
As inúmeras citações sobre Asherah demonstram seu peso no contexto religioso, o que faz dela uma grande ameaça ao monoteísmo javista em ascensão.
(…)
Podemos claramente perceber que a elaboração e instituição do monoteísmo não se deu de forma democrática e muito menos pacífica. A partir de um contexto politeísta, a centralidade em Yahweh é um processo violento, de destruição da cultura religiosa do outro e da outra, de proibição do diferente, demonizando-o e tornando-o uma ameaça. Um processo nítido de intolerância religiosa.
Ana Luisa Alves Cordeiro
Graduanda do Bacharelado em Teologia pela Universidade Católica
de Goiás. Assessora do Centro Ecuménico de Estudos Bíblicos (CEBI). Correio electrónico:
analuisatri@yahoo.com.br
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1 comentário:
A Deusa trás beleza.. onde mais se lembrar dela mais bonito estará.....
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