O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, setembro 25, 2017

A NOSSA MENTE PRIMÁRIA


E A NOSSA VISÃO SUPERFICIAL, LIMITADA E TOSCA…

“A psicologia moderna é uma ciência infantil, ao mesmo tempo arrogante, tosca e desajeitada. Comum a... todas as ciências em estado de infância, o hábito universal da mente humana – de tomar uma verdade parcial ou localizada, generalizá-la indevidamente e procurar medir por essa insignificante régua a amplitude da Natureza – permanece nela de forma descontrolada. Além disso, o exagero da importância do complexos sexuais reprimidos é uma falsidade perigosa, que pode obter uma influência ruim e tende a tornar a mente e a vitalidade mais fundamentalmente impura do que antes, e não menos.
É verdade que, no Homem, o subliminar é a parte maior da sua natureza e contem em si o segredo da dinâmica invisível que explica as suas actividades superficiais Mas o subconsciente vital inferior, que é tudo o que essa psicanálise de Freud parece conhecer – e mesmo dele só conhece uns poucos cantos iluminados -, não passa de uma porção restrita e muito inferior do ser subliminar como um todo. O ser subliminar permanece por detrás do homem superficial e o sustenta inteiro; é dotado de uma mente maior e mais eficaz do que a mente superficial, de uma vitalidade maior e mais poderosa do que a vitalidade superficial, de uma consciência física mais subtil e mais livre do que a existência corpórea superficial.”

Sri Aurobindo

Sem comentários: