O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, agosto 01, 2022

ESTAMOS TOD@S CONTAMINAD@S?



"DEZ DOENÇAS TRANSMITIDAS ESPIRITUALMENTE.


1) ESPIRITUALIDADE FAST-FOOD: Consiste em acreditar que existem remédios rápidos e fáceis para eliminar o sofrimento e evoluir espiritualmente. A transformação espiritual não pode ser rápida, porque o próprio processo espiritual consiste em deixar a pressa e respeitar seus próprios ritmos naturais.

2) ESPIRITUALIDADE IMITATIVA: É a tendência de falar, vestir e /ou agir como uma pessoa espiritual. É como usar uma pele de leopardo para parecer um leopardo.

3) MOTIVAÇÕES CONFUSAS: Embora o desejo de crescer seja genuíno, muitas vezes se mistura a outras motivações, como pertencer, ser amado, ser especial ou até mesmo pela ambição pessoal superior e materializante.

4) IDENTIFICAR-SE COM EXPERIÊNCIAS ESPIRITUAIS: Ocorre quando o ego, depois de viver uma experiência espiritual, se apropria desta, de tal maneira, que se permite acreditar que toda a sua evolução provém dessas experiências espirituais, que na realidade são estados transitórios que transcendem o ego.

5) O EGO ESPIRITUAL: Quando a pessoa se identifica excessivamente com os conceitos e ideias espirituais, ela tende a ser invulnerável à crítica, então, seu crescimento é desacelerado. Ela se torna um ser impenetrável, removido do mundo.

6) PRODUÇÃO EM MASSA DE MESTRES ESPIRITUAIS: Atualmente, existem muitas tradições espirituais que dão títulos a pessoas que estão longe de terem alcançado seu domínio espiritual e ainda assim são vendidas como mestres espirituais. O problema não é que esses professores treinem outras pessoas, mas que elas sejam apresentadas como tendo alcançado um alto grau de domínio.

7) ORGULHO ESPIRITUAL: A pessoa, depois de ter atingido um grau real de espiritualidade, fica ali se desculpando com esse conhecimento para não continuar crescendo. É frequentemente associado a um sentimento de superioridade, de ser melhor que os outros.

MENTE EM GRUPO: Também descrita como pensamento de grupo, mentalidade de culto ou doença do ashram, ocorre quando pessoas pertencentes a um determinado grupo aceitam as regras implícitas sobre como pensar, falar, vestir e agir. As pessoas com esse "vírus" rejeitam outras que não cumprem esses regulamentos.

9) O COMPLEXO DE ELEITOS: É a crença de que "nosso grupo é mais evoluído, poderoso, esclarecido, ou simplesmente melhor que os outros". É diferente pensar que encontramos o melhor grupo para nós do que pensar que é o melhor grupo.

10) O VÍRUS MORTAL- O "JÁ CHEGOU": esta doença é tão forte que tem o potencial de matar o crescimento espiritual. É algo como: "Cheguei ao fim do meu crescimento espiritual, não tenho mais nada a aprender". Naquele momento, o crescimento espiritual cessa, é como se matássemos nossa alma."

Adaptado de: "Olhos bem abertos: cultivando discernimento sobre o espírito"


4 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia Rosa! Estou feliz por acompanhar novamente sua produção.

rosaleonor disse...

Muito obrigada por estar aqui também!
Um abraço!
rlp

Luz de Luna disse...

Rosa este texto complementa muito bem o outro sobre a nova era. Eu aprendi de uma forma muito dura para compreender que o estava acreditando não era espiritualidade, mas hoje entendo que foi para o meu bem.
Minha menina está bem. Obrigada por perguntar. Um abraço

rosaleonor disse...

Espero que continue tudo bem consigo e com ela... a espiritualidade toda ela começa no coração, é a unica que faz a diferença! Amar-se e amar ...
um abraço grande