"DEZ DOENÇAS TRANSMITIDAS ESPIRITUALMENTE.
1) ESPIRITUALIDADE FAST-FOOD: Consiste em acreditar que existem remédios rápidos e fáceis para eliminar o sofrimento e evoluir espiritualmente. A transformação espiritual não pode ser rápida, porque o próprio processo espiritual consiste em deixar a pressa e respeitar seus próprios ritmos naturais.
2) ESPIRITUALIDADE IMITATIVA: É a tendência de falar, vestir e /ou agir como uma pessoa espiritual. É como usar uma pele de leopardo para parecer um leopardo.
3) MOTIVAÇÕES CONFUSAS: Embora o desejo de crescer seja genuíno, muitas vezes se mistura a outras motivações, como pertencer, ser amado, ser especial ou até mesmo pela ambição pessoal superior e materializante.
4) IDENTIFICAR-SE COM EXPERIÊNCIAS ESPIRITUAIS: Ocorre quando o ego, depois de viver uma experiência espiritual, se apropria desta, de tal maneira, que se permite acreditar que toda a sua evolução provém dessas experiências espirituais, que na realidade são estados transitórios que transcendem o ego.
5) O EGO ESPIRITUAL: Quando a pessoa se identifica excessivamente com os conceitos e ideias espirituais, ela tende a ser invulnerável à crítica, então, seu crescimento é desacelerado. Ela se torna um ser impenetrável, removido do mundo.
6) PRODUÇÃO EM MASSA DE MESTRES ESPIRITUAIS: Atualmente, existem muitas tradições espirituais que dão títulos a pessoas que estão longe de terem alcançado seu domínio espiritual e ainda assim são vendidas como mestres espirituais. O problema não é que esses professores treinem outras pessoas, mas que elas sejam apresentadas como tendo alcançado um alto grau de domínio.
7) ORGULHO ESPIRITUAL: A pessoa, depois de ter atingido um grau real de espiritualidade, fica ali se desculpando com esse conhecimento para não continuar crescendo. É frequentemente associado a um sentimento de superioridade, de ser melhor que os outros.
MENTE EM GRUPO: Também descrita como pensamento de grupo, mentalidade de culto ou doença do ashram, ocorre quando pessoas pertencentes a um determinado grupo aceitam as regras implícitas sobre como pensar, falar, vestir e agir. As pessoas com esse "vírus" rejeitam outras que não cumprem esses regulamentos.
9) O COMPLEXO DE ELEITOS: É a crença de que "nosso grupo é mais evoluído, poderoso, esclarecido, ou simplesmente melhor que os outros". É diferente pensar que encontramos o melhor grupo para nós do que pensar que é o melhor grupo.
10) O VÍRUS MORTAL- O "JÁ CHEGOU": esta doença é tão forte que tem o potencial de matar o crescimento espiritual. É algo como: "Cheguei ao fim do meu crescimento espiritual, não tenho mais nada a aprender". Naquele momento, o crescimento espiritual cessa, é como se matássemos nossa alma."
Adaptado de: "Olhos bem abertos: cultivando discernimento sobre o espírito"
4 comentários:
Bom dia Rosa! Estou feliz por acompanhar novamente sua produção.
Muito obrigada por estar aqui também!
Um abraço!
rlp
Rosa este texto complementa muito bem o outro sobre a nova era. Eu aprendi de uma forma muito dura para compreender que o estava acreditando não era espiritualidade, mas hoje entendo que foi para o meu bem.
Minha menina está bem. Obrigada por perguntar. Um abraço
Espero que continue tudo bem consigo e com ela... a espiritualidade toda ela começa no coração, é a unica que faz a diferença! Amar-se e amar ...
um abraço grande
Enviar um comentário