segunda-feira, dezembro 26, 2016

PORQUE SE SUICIDAM AS MULHERES?



"São mulheres na entrada para a terceira idade quem mais cometem suicídio. Isso porque a ilusão do lar perfeito ou a busca dele cessa, e chegam os momentos de solidão necessária que muitos confundem com abandono. Já vi muita avó que os netos detestam postando casa cheia. E há fases na vida de casa cheia seguidas do ninho vazio.
Mas continua sendo prática comum postar os casamentos para sempre e esconder os divórcios sangrentos. "*

(...)
A montra da vida era "antigamente, a imagem social das aparências ..a vida familiar escondia-se...como o lixo para debaixo do tapete. Ninguém revelava as suas misérias...e achei curioso este excerto referir já como forma de vida social a internet e o facebook, em que se posta uma suposta felicidade e a miséria fica oculta...as dores e o sofrimento. Como vemos, a mentira grassa e o que importa as pessoas é a imagem. Nada mudou ao fim e ao cabo...das tormentas.
Mas não era sobre isso que eu queria falar hoje...não. Era sobre porque se suicidam mulheres a partir de uma certa idade, e como a autora do texto refere, a solidão, o abandono dos filhos e do marido etc., e a mulher fica só como seu vazio...Sim, era aqui que eu queria chegar: O VAZIO DA MULHER. A mulher sem identidade, a mulher anulada, a mulher dividida, a mulher separada, banida ou deixada pelo amante, marido, que toda a vida foi serva do homem e que já não serve para nada...A Mulher Velha...que já não tem préstimo para nada?
Sim, essa Mulher mata-se porque já está morta...e é isso que temos de compreender e é isso que temos de encarar...que não vivemos senão em função dos outros e quando envelhecemos já nõa temos serventia para nada...a não ser criadas das filhas...e babás dos netos, etc.
É para essas mulheres que eu falo tantas vezes...para as mulheres que não são nada...e as que não se afogam em prosac ou antidepressivos ou fazem operações plásticas e se deformam para agradam ao predador macho...todas essas vias são de destruição, são de alienação, são de suicídio lento..
PORQUÊ?

Porque se suicida a mulher se mutila se despreza se castiga ou se mata? O que é que tem a mulher de errado? Porque que é que as mulheres se destroem a si próprias de tantas maneiras ? Porque desistem de viver as mulheres?

A resposta urge...
E a resposta pode estar neste Blog...

Mulheres e Deusas trata exaustivamente deste drama...encontrem as respostas...
rlp

O texto na integra:

* Miriam M. Morais, via Eros Lang

"Não, amiga, a vida não é sempre cor-de-rosa". Eu gostaria de ter dito a ela, nossa amiga que acaba de cometer suicídio em véspera de Natal.
Já vi colegas dizendo aqui que face não é lugar para despejar tristezas. Ok, desde que também não despeje suas alegrias... Pode ser? Porque senão vira um reino encantado de hipocrisia onde muitos não reconhecerão o próprio universo e vão se considerar fracassados. Se você seleciona o bom e rejeita, exclui, esconde o ruim, isso não é vida, não é ser integral, é ostentação.
Tenho mais pudores em postar minhas felicidades do que os momentos ruins, isso em função da utilidade. Mostrar que há dias cinzas que passam é mais pertinente do que alegrias que muitos postam como símbolo de sucesso.
São mulheres na entrada para a terceira idade quem mais cometem suicídio. Isso porque a ilusão do lar perfeito ou a busca dele cessa, e chegam os momentos de solidão necessária que muitos confundem com abandono. Já vi muita avó que os netos detestam postando casa cheia. E há fases na vida de casa cheia seguidas do ninho vazio.
Mas continua sendo prática comum postar os casamentos para sempre e esconder os divórcios sangrentos. É comum mostrar os filhos lindos e bem sucedidos e esconder os desaforos e momentos de indiferença deles.
Tudo é construção social. Somos espelhos uns dos outros, por isso é preciso pensar no que de fato faz sentido exibir, se nossos troféus não deveriam ser mais íntimos ou postados com o preço que custam, o esforço que demandam.
A última postagem dessa amiga fala de ausências, natal se família, filho ausente e desesperança.
Seria bom se ela soubesse que há dias cinzas, que todo mundo conhece dias cinzas e que fincar as bases da felicidade num só pilar é sempre risco de desmoronamento.
Lamento imensamente por "elas". São casos cada vez mais comuns a desistência de vidas só porque não parecem se encaixar no modelo perfeito ostentado por tantos."

Sem comentários: