O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, dezembro 14, 2011

A CAMPANHA DE NATAL CONTRA AS MULHERES...REAIS!


A campanha de Natal da Triumph Portugal - no auge da crise - apresenta um "Movimento beleza" e uma "intimidade mulher" usando a imagem esteriotipada da mulher escanzelada...modelada pelas foto-shops...Mulheres "jovens e belas" expostas de forma plástica e irreal em todos os placards da cidade e arredores, bombardeando a população de mulheres que trabalham e vivem com todas as dificuldades para sustentar as casas e os filhos, sobrecarredas de problemas e de cansaço e longe, bem longe dessas imagens...afinal de contas degradantes e alienadoras da mulher real.
A continuação deste tipo de publicidade alienante e aberrante face a realidade e a situação de crise que se vive, o facto de expor as mulheres em público, despidas na sua "intimidade" como um Peru ou um licor ou a cerveja...é no mínimo de muito mau gosto se não fosse de facto indecoroso e ofensiva para a dignidade da Mulher em geral.  Mas mais grave ainda é chamar "beleza interior" à roupa interior da mulher que devia ser íntima e não devassada como eles fazem....


Sugeria a todas as mulheres que não se sintam identificadas com estas imagens e este tipo de definição de "beleza interior" que se dêem ao trabalho de ir ao facebook na página ou mural da Triump Portugal e dizer o que sentem...não é nada a partida, mas temos de começar a manifestarmo-nos e não achar que é insignificante aquilo que fazem as publicidades com o corpo da mulher. Publicidade para "homens" e feita normalmente por homossexuais...Nada contra eles, mas pelo menos respeitam as mulheres!

rlp

Leiam também um artigo interessante e radical de uma conehcida blogueira...
http://www.rititi.com/

Onde se pode ler:

"A quem vai dirigida esta campanha realmente? Às mulheres que nunca terão a barriga metida para dentro nem excesso de ossos? Ou aos homens? Nem sequer é para todos os homens, claro. Os senhores da Triumph, ao escolher estas desgraçadas, não pensaram no povão, não. Pobre gosta de gorda. Já os homens sofisticados, esses gajinhos que não param de falar dos relojinhos e as sapatilhinhas e as calcinhas de marca, esses idiotas deslumbrados com as modas lisboas e os bares que são clubes no Cais do Sodré e restaurantes japoneses, esses sofisticados idiotas é que sabem de beleza. Para estes imbecis gaja boa é gaja magra e as mulheres querem-se biafrinhas, de ar enjoadinho, transparentes. Bestas."  Rititi

2 comentários:

cris disse...

Ao ler algumas opiniões aqui descritas, faço a seguinte conclusão é que embora tenham razão em algumas coisas, mas também é de lembrar que muitas mulheres é que se deixam manipular e não olham a meios para atingir os fins, por isso não as considero assim tão coitadinhas, porque se aparecem nas revistas, placards ou seja no que for é porque elas deram autorização. No que diz respeito á magreza á muita gente jovem que é magra, mas porque não consegue engordar pois o seu metabolismo não permite, portanto a que distinguir a magreza saudavel da magreza que é imposta e que se nota perfeitamente quando é ou não saudavél.Não podemos generalizar, eu sou contra ao estereotipo da magreza escanzelada, pois há outras marcas sem ser esta que promovem quanto a mim a anorexia, mas cabe a cada mulher saber pensar com a sua cabeça e não se deixar manipular.

rosaleonor disse...

O que refere nada tem a ver com o que aqui se salienta, a publicidade e as marcas...que utilizam a imagem da mulher de forma a abusiva. Quanto às mulheres "autorizarem", são modelos e artistas que o fazem por dinheiro e fama, nada tem a ver com as mulheres comuns e menos ainda com Consciência de mulher: essas mulheres não fazem nada que não seja agradar aos homens e ganhar dinheiro... Ninguém disse aqui que as mulheres são coitadinhas ou não...pelo contrário; normalmente os homens vêem obviamente a culpa nas mulheres e há mulheres elas próprias deformadas pelo pensamento do homem que também acham fantásticas estas promoções de bordel... e não é uma questão de ser magra ou gorda, a história é outra e se não quer ver não veja, mas não atire areia para os olhos das outras mulheres...Há mulheres que nem se dão ao trabalho de pensar por elas...e por último se é homem...deixe realmente as mulheres pensar por ela pois é esse o meu caso! E se é mulher ...pense então com o coração que é onde a mulher deve ter a cabeça...e ser solidária com as outras mulheres! rl