O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, março 03, 2016

A CULTURA DA MENTIRA...



VIVEMOS E ALIMENTAMOS AS NOSSAS MENTIRAS

"Toda a psicologia dedica-se a uma só coisa: ao estudo da mentira em suas várias formas. Se houvesse verdade, clareza não haveria psicologia, inconsciente e nem divã. A psicologia é um um estudo da lua (arcano 18), do louco (arcano zero) e da sombra (arcano 15), sendo ela própria um elemento da escuridão, ela própria como mentira fadada a desaparecer, pois ciência da ilusão, da mente que mente. Toda a crise humana nasce da mentira que não se sabe e a própria psicologia é a expressão dessa crise. Ela é também um amortecedor do impacto causado por uma verdade de difícil digestão, assim a psicologia é uma mentira e uma anti-peia. No caminho da individuação vamos além da mentira e além da psicologia em nós mesmos - " F. AUGUSTO.

2 comentários:

Vânia disse...

Eu sou de Luas. Na Minguante ando murcha, na Cheia saco literalmente peoes. Etc.. Cabe me a mim adaptar a psicologia exterior..

Ná M. disse...

Querida Rosa... qndo lembro de vc me sinto mais forte.......