O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, setembro 24, 2016

E SE FOSSEM MULHERES?



A ORDEM PATRIARCAL...

"Se Deus no "seu" céu é um pai governando o seu povo, então é da "natureza" das coisas e de acordo com o plano divino e a ordem do universo que a sociedade é dominada pelos homens. Neste contexto, a mistificação dos papéis ocorre: o marido dominando a esposa representa o próprio Deus. As imagens e os valores duma determinada sociedade foram projetados no reino dos dogmas e "Artigos de Fé", e estes, por sua vez justificam as estruturas sociais que lhes de...ram origem e que sustentam a sua plausibilidade."

Beyond God the Father (Para lá de Deus Pai)
Mary Daly, teóloga feminista


O SEXO D@ DEUS/A

"O homem aprecia a grande vantagem de ter um deus a endossar o código estabelecido por si próprio, e uma vez que exerce uma autoridade soberana sobre as mulheres, é grande sorte a sua ter sido investido dessa autoridade pelo próprio Ser Supremo. Para os judeus, muçulmanos e cristãos, entre outros, o homem é Mestre por direito divino, o temor de Deus vai portanto reprimir qualquer impulso de revolta nos seres oprimidos."
...
Simone de Beauvoir
O Segundo Sexo

Sem comentários: