APRENDER POR NÓS
"Nós não aprendemos senão o que sofremos na pele e o que experimentamos por nós mesmos interiormente.
A ajuda que nos pode ser prestada não é senão conselhos sobre a rectidão do propósito e a eficácia dos meios.
A experiência de um ser não pode transformar outro ser. Quem quiser realizar a sua Unidade sobre-humana tem de sair do rebanho e enfrentar sozinho a exploração do seu ser em si, e, através dele conhecerá o Universo."
OS DOIS POLOS DO CONHECIMENTO
"Os pequenos homens deste mundo nomearam um dos Polos: VIRTUDE e o outro: VICIO; o homem que para obedecer a este critério escolhe um desses aspectos e nega o outro encontra-se suspenso sem apoio no vazio; porque suprimir um Polo, é também suprimir o outro; é a negação da vida e a recusa de redenção pela apreensão da falta!
Todo o gesto libertador da gaiola, todo o acto que te pode levar a ultrapassar a ti mesmo, comporta necessariamente um ponto excessivo, sem o qual não haverá esse poder, pois ele ficará preso na "norma"; como poderás aceitar viver a audácia se a tua prudência te fecha no medo constante de evitar o erro?"
A ANGÚSTIA PESSOAL…
"Um caminho correcto em direcção à Verdadeira Consciência não pode suscitar nem deixar subsistir nenhum desequilíbrio físico, nervoso ou cerebral. Mas um tal caminho não suporta qualquer desvio de direcção!
A má aplicação do "confondement" (fusão) seria um erro de direcção: é preciso esforçar-se para se comunicar - se fundir - com tudo o que pode trazer Luz e Conhecimento. Mas é preciso, ao contrário, evitar de o fazer nas vicissitudes da vida quotidiana, que podemos encarar como obrigações exteriores, mas às quais o coração deve permanecer insensível e impenetrável."
L' OUVERTURE DU CHEMIN de Isha Schwaller De Lubicz
Sem comentários:
Enviar um comentário