O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, fevereiro 16, 2019

SER XAMÃ



SER CURADORA TERAPEUTA OU XAMÃ?


"Na antiguidade...só se chamava xamã àquele ou àquela que tinha uma essência de vida própria e desenvolvida e que fosse capaz de assegurar uma rectidão e grande sinceridade. O seu saber alcançava tanto o que está em cima como o que está em baixo. O fulgor da sua sabedoria iluminava tudo em seu redor e os seus ouvidos podiam ouvir tudo. Os espíritos celestes e terrestres entravam nela"*

Fico estarrecida ao deparar-me com tantas mulheres (e homens) que auguram dons  e poderes e que oferecem os seus serviços de forma leviana e fútil. Vejo mulheres jovens e mais velhas a pretender curar e a vender serviços os mais variados sem qualquer preparação humana, sem qualquer profundidade e responsabilidade! Tenho  uma espécie de vergonha pela falta de pudor destas mulheres que se rodeiam de outras mulheres mais frágeis e ignorantes a quem iludem na sua pretensão de médiuns  e terapeutas sem nenhuma preparação, sem consciência de si como mulheres  e cheias de complexos e dramas e ploblemas por resolver… Algumas, por sinal, bastante ignorantes, e sem ética, só para ganhar dinheiro à conta do sofrimento alheio. 
O que podia ser uma alternativa, sim uma ALTERNATIVA,  à vida vegetativa e robótica das pessoas dentro do Sistema e à mentira colectiva que se vive, uma alternativa à alienação profunda dos valores humanos e respeito pelas outras pessoas, é apenas mais uma exploração da fraqueza e da ignorância das mulheres sempre vulneráveis pela sua crendice. Lamento que não possa aqui haver a diferença e uma saudável intenção de ajudar desinteressadamente, o que é raro entro destes contextos. 
Tenho uma amiga que se podia dedicar as Constelações Familiares e ganhar a sua vida sem precisar de trabalhar no duro mas que me disse que não o faria porque para ela o importante eram as pessoas e mesmo que não pudessem pagar e que sabia que se fizesse isso por necessidade, o dinheiro seria um imperativo pela sobrevivência e isso ela não queria…
Pessoas como ela são raras…
Há  poucas pessoas que não se aproveitam à primeira oportunidade para utilizar os outros e o que diz saber para apenas ganhar dinheiro e se afirmarem "superiores"… Tenho imensa pena dessas pessoas… das que assim agem e das que são enganadas e pagam a factura da vaidade e mentira humana.


rlp
*in TAOÍSMO E ALQUIMIA FEMININA de Catherine Despeux

Sem comentários: