O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, setembro 28, 2023

AS DUAS MULHERES



Hoje deixo-vos uma ideia da Mulher Consagrada...

Todos os dias podemos trabalhar em nós a consciência de uma Mulher Terrena - o que seja essa Mulher plena que tem ressonância com essa Mulher sagrada e interna e que não só dá vida como é a expressão dessa centelha de amor que a habita...
Vemos essa mulher dita divina usualmente retratada e esculpida em seráficas e castas imagens de santas mulheres...nossas senhoras, virgens imaculadas...sem pecado! A grande referência católica da virgem sem pecado, e assim, Mães sem pecado...mulheres sem sexo, mulheres sem desejo...mulheres sem vísceras sem sangue, sem garra... e sem voz!
E assim convivemos há séculos com essa mulher santa...e divina de um lado e por outro, a mulher pecadora e terrena condenada pela Igreja perseguida pelos padres, a mulher que carrega a culpa atávica e inconsciente do sexo, acusada de infiel e adultera, que gera filhos na carne...filhos que a rasgam...filhos que a caluniam, homens que as violam e matam...em nome do pecado e da santa Virgem Mãe...
Contudo não vemos nem equacionamos as razões dessa separação ou divisão da mulher em duas espécies de mulheres, não vemos essa cisão psíquica e emocional e sexual da mulher no mundo patriarcal que fez com que durante mais de 2 mil anos a mulher comum estivesse longe dessa sua essência divina, reduzida ao corpo ao sexo e à culpa e ao pecado, ao medo de existir e de ser Mulher.

PORQUE É QUE A MULHER NÃO VÊ??? 

Tudo isso que fez com que a mulher se sentisse abaixo e inferior ao homem, ao Pai e ao filho e se deixasse explorar e dominar por ele em todos os aspectos da sua vida, sujeita e submetida como a santa Virgem do catolicismo ascendida aos céus...
Depois desta história quase macabra, da Eva da costela e pecadora e da Virgem ascendida e sem mácula o que temos hoje é uma mulher asseptica e vazia de entranhas, convencida de que é livre e se entrega ao homem à procura de si mesma sem ver como está ainda perdida nesses conceitos que a esmagam ...
E se nós hoje queremos ser uma Mulher inteira e realmente livre temos de resgatar em nós, não na outra, na Virgem santa, nem na pecadora a prostituta arrependida, mas sim buscar essa mulher integral que fomos na Origem, antes da Queda, e fazermos disso um projecto de vida - seja qual for a nossa idade. E isso pode ser real para cada uma de nós logo que começamos a perceber a nossa divisão interior, a divisão da psique feminina, e consequente separação dos planos cósmicos, a mulher reduzida a prostituta e concubina ou a esposa e mãe; e por muito nobre que seja dar a Vida ao ser humano, ela não tem que se "sacrificar" a uma função e se anular por isso e bem pelo contrário, deve elevar-se às alturas tanto como mãe como amante e como ser independente e livre.
Porque É esta Mulher terrena que deve ser também a Mulher inteira e plena do inicio, a mulher que liga as forças telúricas e cósmicas, essa mulher carne e alma e espirito, que é a Mediadora dos mundos e que liga as forças da Terra ao Céu...porque Ela é as duas e una em si...A MULHER PLENA.
rlp


Sem comentários: