quinta-feira, abril 26, 2018

TODO O SER HUMANO ESTÁ SÓ



A SOLIDÃO CONDIÇÃO DO SER...

"A solidão é a condição do ser humano no mundo, diz Heidegger.

Todo o ser humano está só. Esta é a grande questão da existência, mas não significa uma coisa negativa, nem que precise de uma solução definitiva. Ou seja, a solução não é acabar com a solidão, não é deixar de sentir angústia, suprimindo este sentimento. A solução não é encontrar uma pessoa para preencher o vazio existencial, não é encontrar um hobby ou uma actividade. A solução não é a de matar-se a trabalhar e concentrar-se nisso para não se sentir sozinho. Também não é encontrar uma estratégia para fintar a solidão. A solução é aceitar que se está só no mundo. Simplesmente isso. E sabendo-se só no mundo, viver a própria vida, respeitar a própria vontade, expressar os próprios sentimentos, buscar a realização dos próprios desejos. Quando se faz isso, a vida enche-se de significado, de um brilho especial."

"O objectivo não é fingir que a solidão não existe, não é buscar a companhia dos outros, porque mesmo junto com os outros estamos e seremos sempre solitários. O outro é muito importante para partilhar, trocar. O outro é muito importante para a convivência, mas não para preencher a vida, não para dar sentido e significado a uma outra existência. A presença do outro ajuda-nos, partilhando, mostrando a parte dele, dando aquilo que não temos e recebendo aquilo que temos para dar, efectivando a troca. Mas o outro não é o elemento fundamental para saciar a angústia ou para minimizar a condição da solidão."

"Cada um de nós nasceu só, vive só e vai morrer só."

"A experiência de cada um de nós é única. O nascimento é uma experiência única, pois ninguém nasce pelo outro. Da mesma forma que a morte é uma experiência única, pois ninguém morre pelo outro. E a vida inteira, cada momento, cada segundo da existência, é uma experiência única pois ninguém vive pelo outro."


"Solidão: a Condição do Ser"
Jadir Lessa

Sem comentários: