E A POESIA A ENTRE-CALAR....
OU NADA DIZER...
RECOLHER AO SILÊNCIO DAS ESFERAS,
"ESPERAR" A MUDANÇA DO COSMOS
NÃO FORA MAS DENTRO DE CADA SER
A ANUNCIAR OUTRAS VERDADES...
“No canto secreto do coração há dois seres que bebem o vinho da vida no mundo da verdade. Aqueles que conhecem Brahman, aqueles que mantêm os cinco fogos sagrados e os que acendem o triplo fogo e Nachiketas, chamam-se "luz” e “sombra”.
(...)
O sábio devia render a fala à mente, a mente ao seu sabedor, o eu sabedor ao Espírito do Universo, e o Espírito do Universo ao Espírito de paz.
Despertai, erguei-vos! Lutai para chegar ao mais Alto e estar perto da Luz! Os seres iluminados dizem que o caminho é estreito e difícil, tão estreito como o gume de uma navalha."
in OS UPANISHADES
“Só as grandes dores, as dores inesquecíveis, desprendem do mundo; as outras, as medíocres, moralmente as piores, submetem-nos a ele, porque remexem os fundos da alma.”
“Só agimos sob o fascínio do impossível: o mesmo é dizer que uma sociedade incapaz de dar à luz uma utopia e de se lhe entregar se encontra ameaçada de esclerose e de ruína. A sabedoria, que nada pode fascinar, recomenda a felicidade dada, existente; o homem recusa-a, e só essa recusa faz dele um animal histórico, quero eu dizer um amador de felicidade imaginada.”
In Mecanismo da Utopia
E.M. Cioran
Sem comentários:
Enviar um comentário