O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, outubro 04, 2003

"NADA É TRÁGICO. TUDO É IRREAL."

"O SENTIMENTO DE SER TUDO E A EVIDÊNCIA DE NADA SER..."


EMILE CIORAN...





...Sobre o amor

(...) "Como sempre que se pede a alguém que se justifique, exige-se-lhe e dá-se-lhe ocasião, na realidade, para que mostre o seu ser e sentido último; porque toda a exigência é avidez, amor “que não se cura/senão com a presença e a figura”.

- Maria Zambrano



O CAMINHO MENOS PERCORRIDO

Apaixonar-se não é uma dilatação dos nossos limites ou fronteiras; é um colapso parcial e temporário. A expansão dos nossos limites requer esforços; apaixonar-se não.

(...)
O amor verdadeiro é uma experiência permanentemente engrandecedora. Apaixonar-se não é.

(...)
Qualquer relação de amor genuíno é de psicoterapia mútua.

(...)
O único fim verdadeiro do amor é o desenvolvimento espiritual ou a evolução humana


M. SCOTT PECK

DOIS UNIVERSOS PARALELOS, NA BALANÇA DOS DIAS CEGOS...

Sem comentários: