O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, setembro 13, 2007

“Tudo o que vive é tão próximo”.

UM HOMEM DE PAZ
Morreu em 30 de Janeiro de 1948, quando ia fazer suas orações no jardim, com três tiros no peito, sem ter conseguido completar seu projeto de paz, que era de unificar as religiões, tendo deixado uma grande lição de vida para a humanidade.

Ele era chamado Bapu (pai) e se decepcionou como conflito entre os muçulmanos e os hindus, preferindo recolher-se ao jejum dizendo-se não ser tão bom guerreiro e “por isso tenho paciência com os canalhas do mundo”, disse.
De sua história podemos tirar conclusões valiosas como as lições de vida espelhadas em suas frases que podem ser mencionadas, tais como:

“Nenhum ser humano é tão mau que não possa se auto-avaliar”.
“As enfermidades são os resultados não só dos nossos atos como também dos nossos pensamentos”.

Mahatma Gandhi

1 comentário:

Anónimo disse...

O Universo conspira... e a figura do Gandhi está presente em muitas conversas recentes... com gente muito insuspeita(não vc, claro... eles...)... que bom... coisas do inconsciente coletivo