O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, setembro 15, 2007

O MUNDO EM QUE VIVEMOS...


Penso nos McCann, penso naquela mãe...

Partindo da hipótese talvez remota de haver uma morte por negligência, o que será ver uma fiha morta, porque é inconcebível à partida que a matasse por vontade...penso no seu atroz sofrimento, e como se não bastasse, ainda que o tenham motivado, na perseguição implacável dos Media, na crueldade e voyarismo dos pobres de espírito, no "segredo de justiça" que revela páginas de um diário íntimo, com destaque para coisas tão comuns nas mães no dia a dia.


Penso no assédio dos vampiros de hoje que não consomem sangue mas desgraças e misérias, os jornalistas pedantes e ufanos nas sua reportagens em directo, e as multidões sequiosas de desgraças alheias, o público que devora os dramas dos famosos na sua vingança de anónimos, a televisão que "informa" mas só explora e vasculha detalhes macabros dos dramas, tudo tão impune tudo tão grotesco...


Quando penso que é este dia a dia do público...que nós somos o "público"...

Agora os seres humanos são apenas PÚBLICO, nada mais que público manipulado e manobrado pelos Media, esse Monstro devorador que deforma a vida quotidiana das pessoas...


Penso na Mãe portuguesa que num acto de desespero - doença ou depressão - matou dois filhos e que se suicidou depois - porque não a persegue os Media? ou à família? porque não é famosa nem inglesa?

Porque respeitam a morte mas não o sofrimento nem a VIDA?

Porque não eram loiras nem estrangeiras, as crianças?

2 comentários:

Anónimo disse...

Vc mais uma vz colocou brilhantemente essa questão... Aqui tratamos dos vampiros, que se alimentam das desgraças, qualquer uma que renda alguns milhares ou milhões de euros... mas, mais do que tsunamis destruidores, aviões que caem, e as mortes cotidianas, o que importa aqui e o que diferencia, é muito simplesmente que nesse caso Maddie, a imprensa, e as pessoas em geral tem a rara oportunidade de apedrejar virtualmente uma mulher, queimá-la viva na fogueira da estupidez mediatica...
E como sabe bem apedrejar uma mulher por aqui, no mundo ocidental... apedrejar uma mae, loira ou nao, inglesa ou nao... APEDREJAR UMA MULHER...
COISA QUE JÁ NÃO É TÃO COMUM ASSIM NO MUNDINHO OCIDENTAL, ASSIM EM PÚBLICO, DESPUDORADAMENTE...
APEDREJAR UMA MULHER...
Simplesmente isso, por isso é que esse caso cresceu tanto, por isso está tão vivo na midia, e por isso pouco importa se ela é uma mãe que sofre ou uma pessoa pertubada que cometeu um crime, pouco importa se a menina está por ai, sabe-se lá em alguma rede de trafico ou pedofilia, ou se fi morta por negigencia, ou o que quer que seja... em matéria de desgraças que alimentam a mídia, esse caso vem com um detalhe particular, que reascende a histeria coletiva...
VAMOS QUEIMAR ESSA MULHER NUMA FOGUEIRA EM PRAÇA PÚBLICA!!!
Porque há muito tempo que não se tem licença de se fazer isso em público... é o de sempre, a mesma mediocridade patriarcal, sua estupidez brejeira, carnivora, covarde... e mais uma vítima feminina, uma bruxa moderna queimada numa fogueira virtual pra saciar um patriarcado decadente nos seus últimos e agonizantes suspiros...
Daqui eu posso encomendar um kit Mulheres e Deusas, by RosaLeonor? Quero essencias de rosa amarela, e gotinhas de entusiasmo e criatividade... um anel de coração amarelodwq e uma Agenda da Deusa para o outono que se aproxima... rs... ah, Rosa, deixa eu ser sua sócia... vamos ganhar dinheiro pra financiar nossos projectos, vc com sua casa no lago e eu com minha eco-aldeia...rs... Deixa eu ser sua sócia, eu cuido da parte da criação dos kits e da parte gráfica da agenda... vai ser um sucesso... Pense com carinho... Vai ver é esse o trabalho que vamos fazer juntas, sweetheart... Topas???

Anónimo disse...

Mas o mais engraçado de tudo, é que o povinho denunciador de bruxas está-se nas tintas para esoterismos; simbolismos...Quer é cenas de novela; moralismos fanáticos e crimes...As conversas das beatas giram em torno disso...E não abrem os olhos para o que é verdadeiramente a Praia da Luz! Ou praia da Deusa Lucina, ou Melusina...Quem sabe não terá havido uma ligação daquela zona à Atlântida? Porque se fala tanto em túneis secretos por debaixo daquela zona e em Sagres? Porque é que sonho com essa praia há mais de um ano e aparece sempre uma mulher vestida de negro e muito alta no mar, junto a um templo luminoso e ela chama-me? E os montinhos da Luz que têm 99 metros? E as rochas que foram esculpidas pela mãe-naureza nessa mesma zona que têm forma de pirâmide e castelo? Porque é que só há referencias ao maravilhoso naquela zona? Por detrás de acontecimentos visíveis estão acontecimentos invisíveis...Do oculto parte-se para o exterior ou aparente...Nem tudo o que parece é...E acreditando em conspirações, não só os pais sabem o que aconteceu, como o primeiro-ministro e até o Papa, que tem no seu querido Vaticano, não só as informações referentes às mulheres que foram queimadas nas fogueiras, como a povos pacíficos extraterrenos com mensagens espirituais e ecológicas, que foram capturados ou rejeitados pelos Papas e reis sanguinários e que esconderam essa verdade do zé-povinho.
Beijinhos